Olhar Conceito

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Colunas

Cirurgiã dentista fala sobre halitose e formas de tratamento

Arquivo Pessoal

A halitose ou mau hálito atinge cerca de 30% da população do Brasil e acomete crianças, jovens, adultos e idosos de ambos os gêneros.

A halitose é uma alteração do hálito que o torna desagradável, podendo significar ou não uma mudança patológica. É um sinal indicativo de que alguma disfunção orgânica (que requer tratamento) ou fisiológica ( que requer apenas orientação), esteja acontecendo.

Geralmente esta associada à existencia de cáries e má higienização bucal, porém pode ter outra origem como a respiratória(sinusite e amigdalite), digestiva (erupção gástrica, neoplasias e ulcera duodenal) e a de origem metabólica e sistêmica (diabetes, enfermidades febris, alterações hormonais, secura da boca, estresse).

Seja qual for a causa da halitose, a higene bucal é fundamental para o sucesso do tratamento, além da eliminação da sua respectiva causa. É imperativo que além da escovação e do uso do fio dental promova-se a periódica limpeza da língua após as refeições e ao deitar, evitando o acumulo de bactérias. A halitose interfere negativamente no relacionamento interpessoal. Não deixe um simples problema lhe afetar!

fontes e referencias: Ministério da Saude

*Sandra Botti Lotufo é cirurgiã-dentista, graduada em odontologia, especialista em tratamento dos disturbios do sono (ronco e apneia do sono), tratamento de halitose, em odontopediatra e estética dental.

Comentários no Facebook

Sitevip Internet