Olhar Conceito

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Colunas

Cirurgiã dentista fala sobre alimentos que fazem mal aos dentes

Arquivo Pessoal

Quando falamos em saúde bucal não podemos nos esquecer dos alimentos que ingerimos. São eles os responsáveis pelo bom desenvolvimento dos dentes e pelo bem estar bucal do individuo. Entretanto a ingestão de alguns tipos de alimentos pode acarretar em surgimento de caries , placas, ou ainda o mau hálito, além do escurecimento dos dentes ou do seu desgaste.Por isso, devemos escolher alimentos saudáveis que fortalecam os nossos dentes , levando-nos à plena saúde bucal.

Frutas Cítricas:

Quando consumimos de forma exagerada, as frutas cítricas podem fazer mal a saúde bucal. Isso porque a acidez das mesmas pode acabar gerando uma erosão acida nos dentes, ocasionando consequentemente alguns desgastes irreversíveis e ao aparecimento de caries.
Vale ressaltar que o uso moderqdo de frutas cítricas pode trazer mais benefícios do que malefícios à saúde bucal, já que elas também promovem uma produção maior de saliva, auxiliando assim a autolimpeza dos dentes. então a palavra de ordem é moderação.

Frutas Secas:

As frutas secas podem ser prejudiciais a saúde bucal por não conterem agua. Isso faz com que elas grudem facilmente nos dentes, facilitando assim a proliferação das bactérias da carie.
Para evitar problemas a dica é sempre escovar os dentes após o consumo desse tipo de alimento.


Café Adocado:

Os pigmentos do café podem causar escurecimento dos dentes, e embora isso não seja um problema irreversível (com a escovação adequada os riscos são minimizados), o açúcar contido no café também pode acabar trazendo prejuízos a saúde bucal.

Molho de tomate:

O consumo exagerado de consumo de tomate também pode ser prejudicial a saúde dos dentes, uma vez que esse tipo de alimento possui corante escuro e acido. Os maiores riscos dizem respeito a uma erosão e eventual escurecimento dental. Dito isso, sempre que possível uso molhode tomate fresco e caseiro.

Vinho:

Se consumido de forma moderada, o vinho não faz mal a saúde bucal. Apesar disso, o corante do vinho tende a grudar nas placas bacterianas quando os dentes nao estiverem devidamente higienizado e livre de impurezas.
Diante disso, se for consumir mais de uma taca de vinho, procure usar um copo de agua como acompanhante, preferencialmente com gás, pois esse tipo auxilia de maneira mais eficaz na maneira de proteger os dentes do corante.

Balas duras:

Chupar uma bala pode ate não parecer ser algo prejudicial a saúde bucal, no entanto, fazer isso de maneira constante ou por longos períodos fazem com que os dentes fiquem expostos a uma grande quantidade de açúcar. Alem disso, mastigar balas muito duras pode resultar em dentes quebrados.

O interessante é que há alimentos que neutralizam os efeitos dos alimentos nocivos a saúde bucal, como a maçã. Se não houver como escovar os dentes coma uma maçã. Essa fruta além de saudável, retira os resíduos do dente, da mesma forma, ela estimula a produção de saliva, ajudando a higienizar a boca e a remover a placa bacteriana.

Alimentos em conserva:

Os alimentos em conserva também podem ser prejudiciais a saúde bucal. \Isso porque geralmente o vinagre usado para conservar os atribui acidez. em caso, vale dizer que eles prejudicam de fato a saúde bucal se consumido em excesso.

Fonte:
www.cpt.com.br
www.clickgratis.com.br

Comentários no Facebook

Sitevip Internet