Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Colunas

Ser pontual é ser educado...

Fico intrigada com a forma de proceder de determinadas criaturas. Presencio e vivo situações que me dão a nítida impressão que algumas pessoas mudaram o significado e a importância de ter e manter o horário acordado.

Tem sido tão comum computar o atraso que já ouvi inúmeras vezes a seguinte frase: “Está marcado para X hora, mas não precisa de apressar, atrasar um pouquinho é natural”.

Gente, me diz se eu estou desajustada, rabugenta em demasia ou o que é? Não vejo como natural o atraso. Se já sei com antecedência que naquele dia tenho um compromisso a tal hora, o que devo fazer é me organizar para estar no local na referida hora.

Imprevistos acontecem? Óbvio, mas não estou me referindo a situações ocasionais e sim com a falta de comprometimento com a pontualidade além de ser desrespeitoso para quem o aguarda.

A coisa está mais ou menos assim: Recebemos um convite para as 20 horas, mas aí de você se chegar na hora certa...não estranhe caso tenha que aguardar pelo anfitrião.

Sua consulta está marcada para as 15 horas e quando você chega ao consultório se depara com a sala de espera abarrotada de gente. Ao fazer a ficha a secretária te fala: “Terá que aguardar um pouquinho, o paciente das 13 horas acabou de entrar”.

Quando ouço uma coisa dessa tenho vontade de torcer o pescoço de um. Aí pergunto: qual a razão de marcar hora se o negócio é atrasar?

Tem gente que acha chique o atraso, outras dizem que ser o primeiro a chegar é feio, chato ou qualquer outra asneira. Na verdade, chique e elegante é ser pontual.

Noiva então, nem se fale...a mensagem subliminar pela sua impontualidade é: “Sou a vossa majestade, o dia é meu, que me aguardem”.

A mensagem real: Sou uma mal educada e não tenho o menor respeito por aqueles que vieram me prestigiar.
A falta de pontualidade, seja de quem vai atender ou ser atendido, faz uma bagunça na vida de quem está envolvido.
Sem querer ser professora de ninguém tomo a liberdade de sugerir algumas dicas aos que tem dificuldade em manter horário:

- Saia com antecedência, imprevistos acontecem;
- Tenha sempre o telefone de contato;
- Se vai a um local que ainda não conhece, estude antes todas as rotas, horários e possibilidades de locação;
- Caso houver imprevistos ligue imediatamente para comunicar seu atraso, peça desculpas pelo incômodo e veja a possibilidade de manter o compromisso, mesmo atrasado.
- Por fim... o melhor caminho mesmo é se reeducar.

--

*Isolda Risso é pedagoga por formação, coach, cronista, retratista do cotidiano, empresária, mãe, aprendiz da vida, viajante no tempo, um Ser em permanente evolução. Uma de suas fontes prediletas é a Arte. Desde muito cedo Isolda busca nos livros e na Filosofia um meio de entender a si, como forma de poder sentir-se mais à vontade na própria pele. Ela acredita que o Ser humano traz amarras milenares nas células e só por meio do conhecimento, iniciando pelo autoconhecimento, é possível transformar as amarras em andorinhas libertadoras.

Comentários no Facebook

Sitevip Internet