Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Colunas

Cirurgiã dentista fala sobre as manifestações orais da doença celíaca

Arquivo Pessoal

A doença celíaca é uma doença autoimune, e afeta cerca de uma a cada 100 pessoas em todo o mundo. Pessoas que possuem a doença são incapazes de digerir o glúten, uma proteina presente em graos como o trigo e a doenca danifica seus intestinos delgados de tal forma que dificulta a abstocao de nutrientes vitais pelo organismo.

Embora seus efeitos sobre o sistema digestivo sejam bastante conhecidos, voce pode se surpreender ao saber que a doenca celiaca possui varias manifestacoes orais: defeitos nos dentes, ressecamento da boca e aftas estao entre as mais comuns.

A qualidade do esmalte pode se tornar um problema para quem sofre da doenca celiaca, o que pode estar realcionado à descoloracao ou ao desenvolvimento precario. Dentrs com esamlte descolorido normalmente possuem pontos amarronzados, amarelados ou mesmo esbranquicados.

O esmalte mal formado, por sua vez, é encaroçado ou listrado, e os dentes podem sser mais translucidos do que opacos.
A sindrome da boca seca é exatamente o que seu nome diz - a frequente sensacao de que sua boca esta muito seca. Quando seu corpo nao produz saliva suficiente, voce normalmente tem dificuldades para mastigar e engolir alimentos. Tambem pode dificultar a diccao. Isso nao é apenas uam incomodo mas uma preocupacao medica. Uma vez que a saliva auxilia a manter os dentes limpos, sua insuficiencia pode contribuir para o surgimento de caries.

As aftas, lesoes aforais incomodas que se desenvolvem em tecidos moles tambem podem dificultar a alimentacao ou a fala. Elas afetam de 3 a 61% das pessoas com doenca celiaca.

Para pessoas com doenca celiaca, problemas que afetam o esmalte, a saliva ou os tecidos orais sao uma causa de preocupacao.

Fonte: colgate.com.br - centro de cuidade bucal - doencas auto imunes

--

*Sandra Botti Lotufo é cirurgiã-dentista, graduada em odontologia, especialista em tratamento dos disturbios do sono (ronco e apneia do sono), tratamento de halitose, em odontopediatra e estética dental.

Comentários no Facebook

Sitevip Internet