Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Colunas

Vida longa ao teatro mato-grossense

A primeira turma dos cursos regulares da MT Escola de Teatro realiza, até o dia 21 de julho, a 1º Mostra de Cena, no Cine Teatro Cuiabá. Os espetáculos resultam do trabalho desenvolvido pelos núcleos de pesquisa formados pelos aprendizes desde o início do Módulo Verde, que começou em março deste ano e aborda o tema Distopia - personagem e conflito.
 
Este é o primeiro resultado de um antigo sonho que começou a se tornar realidade em 2016, quando nasceu a MT Escola de Teatro, um centro de formação para as artes do palco, e a abertura do primeiro processo seletivo de alunos para os cursos regulares. A noticia foi recebida com festa e a cerimônia de lançamento reuniu alguns dos principais profissionais do teatro mato-grossense e autoridades como o Governador Pedro Taques e o então Ministro das Relações Exteriores José Serra.
 
As atividades começaram em janeiro, incluindo os cursos de extensão e os de longa duração, que exigem dedicação maior e tem perfil profissionalizante. Para este último, a Escola recebeu mais de 850 inscrições de todo o Estado e 55 alunos foram selecionados. Somando todos os cursos, mais de mil alunos participam das atividades de forma integrada com outros centros de formação do Estado, como a Escola de Teatro Faces, em Primavera do Leste, o Teatro Ogan, em Campo Novo do Parecis, o Teatro Experimental de Alta Floresta, e outras escolas que vão se integrando pouco a pouco ao projeto, criando uma rede e compartilhando um conhecimento precioso acumulado pelas companhias de teatro ao longo das últimas décadas de trabalho e luta.
 
É uma verdadeira revolução! Junto com os mais destacados profissionais mato-grossenses, figuras de ponta do teatro brasileiro tem vindo com frequência a Mato Grosso, capital e interior, para trocar, ensinar e aprender, no contexto da MT Escola de Teatro. A Escola também nasceu conectada com o exterior, através de uma importante parceria internacional com a Universidade de Artes da Finlândia, com o objetivo de promover intercâmbios e troca de conhecimento, que já propiciou cursos de extensão em Mato Grosso com professores finlandeses.
 
Os cursos são sempre gratuitos, voltados para interessados de todas regiões do Estado, e com foco na formação técnica e profissional. Também são certificados. O foco é tanto para atores e diretores, como para produtores, cenógrafos, iluminadores, sonoplastas e outras áreas de atuação que poderão ser absorvidas por outros segmentos culturais como o audiovisual e indústria do Turismo.
 
A criação de Escola Estadual de Teatro em Mato Grosso, pública, continuada, com ótimos professores e metodologia avançada, é hoje uma realidade. A cada dia que passa, nosso orgulho e entusiasmo aumentam. Estamos levando adiante o grande desafio de formar profissionais para um mercado cada vez mais exigente e promover as transformações estruturantes que integram a política pública proposta pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura.
 
A Escola é parte integrante das ações do Cine Teatro, que une a tradição do Cena Onze, uma das mais antigas e respeitadas companhias teatrais de Mato Grosso, com a SP Escola de Teatro, a maior escola de teatro da América Latina, que possui um sistema pedagógico singular onde o formador pisa o terreno do conhecimento ao lado do aprendiz. Ambos caminham irmanadas na busca permanente da excelência artística e humanística, num território cultural destinado ao "saber-fazer" e ao "saber-ser".
 
Vida longa a MT Escola de Teatro!
 
Leandro Carvalho é secretário de  Estado de Cultura e maestro da Orquestra do Estado de Mato Grosso

Comentários no Facebook

Sitevip Internet