Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Dra. Elaine Togoe Kunze - Dermatologista

pele, beleza e bem estar

Dermatologista fala sobre a necessidade de hidratação: 'A sede da pele'

Foto: Da Assessoria

Dra. Elaine Togoe Kunze

Dra. Elaine Togoe Kunze

Quando falamos em sede da pele, pensamos logo em água, e água hidrata certo?! A água hidrata nosso organismo auxiliando a nossa imunidade. Então podemos concluir que a sede da nossa pele não se deve apenas à água, como também à  um bom hidratante.

Naturalmente já possuímos na pele um manto lipídico externo(camada de gordura) que serve como uma barreira de proteção para a pele e, devido à alguns fatores internos e externos podemos perder ou diminuir essa barreira levando assim, à uma pele desidratada e desprotegida.

São vários os fatores responsáveis:

Fatores climáticos, como o vento, o sol, frio intenso e o ar seco.

Substâncias químicas, como sabões e detergentes, eliminam a gordura da pele afetando o manto lipídico.

Com o processo de envelhecimento, o teor de água da pele diminui. Por isso, é comum que pessoas idosas apresentem a pele mais seca.

Algumas doenças como dermatite atópica, psoríase e ictiose, provocam alterações na pele que modificam sua hidratação natural.

As alterações provocadas pelo excesso de sol na pele, o fotoenvelhecimento, também favorecem a sua desidratação.

A pele desidratada tem uma maior exposição à vários fatores externos como: poeira, substâncias alérgicas, substâncias irritativas, insetos, temperaturas baixas e muito mais. Sendo assim tendo maior probabilidade de desenvolver alergias, coceiras, ter uma maior reação à picadas de insetos e ainda desenvolver o envelhecimento precoce.

Os cuidados para uma pele protegida e hidratada, principalmente no inverno, são simples e práticos de serem realizados, basta uns minutinhos após o banho para passar no corpo um bom hidratante indicado pelo seu dermatologista. Os mais indicados são os hidratantes com os seguintes ativos: ceramidas, hidrovitton, dexpantenol, uréia, óleo semente de uva, aveia, vitamina E, aloe vera ...

Devemos sempre lembrar que além de um bom hidratante devemos também :

Ingerir bastante líquidos, aproximadamente 2 litros por dia.
Preferência para sabonetes compostos com substâncias hidratantes.
Caso sejam tomados mais de um banho por dia, os sabonetes devem ser usados no corpo todo apenas em um dos banhos. Nos outros, usar apenas nos locais de dobras de pele (virilha, axilas, etc.) ou de maior oleosidade.
Evitar banhos quentes, pois diminui o manto lipídico ressecando a pele.
Como o clima anda muito seco, não vamos deixar nossa pele seca também , vamos todos cuidar com muito carinho da hidratação dela e postergando cada vez mais o envelhecimento .

Abraço para todos!!! E uma boa hidratação!!!
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet