Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Artesanato

fomento

Encontro de artesãos terá oficinas, palestras e atividades culturais a partir desta terça-feira

Foto: Da Assessoria

Ruth Albernaz

Ruth Albernaz

O terceiro Encontro Sesc de Artesãos começa nesta terça-feira (6) e segue até o dia 29 de março em Poconé, promovendo oficinas, palestras e atividades culturais gratuitas para incentivar os artistas da cidade.

Leia também:
Mato-grossense traz ‘flores de coco’ do século 19 a Cuiabá após imersão com doceiras antigas

De acordo com a assessoria, o encontro é promovido pelo Sesc Pantanal, e acontece na unidade localizada em Poconé. Ele foi realizado pela primeira vez em 2016. "Poconé é uma cidade turística, mas infelizmente, poucas pessoas se dedicam à atividade. O turista passa por Poconé, poucos param por aqui, para usufruir da cidade.
Com esse trabalho de conscientização, estamos mostrando aos artesãos que eles podem viver do turismo, que eles podem fabricar um material de qualidade e gerar renda com esse talento e atrair turistas", afirma Dilva Rosa, coordenadora de cursos de Valorização Social do Sesc Poconé.

A expectativa é de que pelo menos 40 artesãos participem do encontro, onde terão a oportunidade de aprender sobre cartonagem (técnica de artesanato); de utensílios de urubamba (cipó fino empregado em diversas peças, incluindo bolsas e móveis); arte com pneus e reaproveitamento de vidros. Todas serão realizadas do dia 19 a 29 de março, das 8h às 14h.

A artista plástica e doutora em Biodiversidade Amazônica Ruth Albernaz também estará presente, ministrando a palestra sobre Arte Sustentável no dia 27, às 14h. No dia 28, no mesmo horário, Viviane Brito ministra a palestra "Redes Sociais e artesanato". Já no último dia de atividades será realizada a palestra "Empreendedorismo e como viver de artesanatos", com Magna Domingos, e uma exposição de livros "Arte/Artesanatos", na Biblioteca Manoel de Barros.

Dentre as atividades culturais, uma exposição, que será aberta já nesta terça (6) promete revelar a "Arte Pantaneira". A mostra ficará em cartaz até o dia 23. No audiovisual, serão apresentados documentários sobre "Artesanatos Brasileiros". Os vídeos serão exibidos na sala de projeção do Sesc Poconé, de 14 a 16 de março, às 17h.

O Sesc Poconé é uma das unidades que integram o Sesc Pantanal e tem como objetivo a promoção da valorização da cultura, da qualidade de vida e fortalecimento da cidadania junto à comunidade local. A unidade está localizada na Avenida Generoso Ponce, na entrada da Rodovia Transpantaneira, no Centro de Poconé. Acompanhe a programação de eventos e atividades do Sesc Poconé no SITE.

Serviço

3º Encontro Sesc de Artesãos  
Data: 6 a 29 de março 
Local: Sesc Poconé
Avenida Generoso Ponce, Centro (entrada da Transpantaneira)
Entrada franca
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet