Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Literatura

mais direitos, menos grades

Ex-presidiária de MT vence concurso nacional de redação e ganha tablet

Ex-presidiária de MT vence concurso nacional de redação e ganha tablet
Em liberdade há três meses, a reeducanda Izabel Andrieli ficou em primeiro lugar na 3ª edição do Concurso de Redação promovido em 2017 pela Defensoria Pública da União (DPU), em parceria com o Departamento Penitenciário Nacional. Como prêmio, ela ganhou um tablet, na premiação que aconteceu na última quarta-feira (9).

Leia também:
Professores lançam livro com resumos e análises de 'obras obrigatórias' para vestibular da Unemat

O concurso nacional tinha o tema “Mais direitos, menos grades”, e foi direcionado a alunos do ensino fundamental e médio das escolas públicas de todo o país e também à população privada de liberdade, incluindo os sistemas penitenciário e socioeducativo. Em segundo lugar, ficou a reeducanda Luciana Marques e em terceiro um reeducando da Penitenciária de Sinop, que receberam um certificado e medalha de participação. 

De 6.600 redações inscritas no concurso, 5 mil foram de reeducandos de todo o país. Em Mato Grosso, a participação foi estimulada pelos professores da Escola Estadual Nova Chance, que atuam nas unidades prisionais, com destaque para a cadeia feminina de Nortelândia, que teve seis reeducandas certificadas entre as melhores redações. 

Presente à entrega, o defensor público-geral de Mato Grosso, Sílvio Jeferson de Santana, parabenizou as participantes e equipes das unidades prisionais que se empenham no dia a dia para garantir que os reeducandos tenham a chance de estudo e, consequentemente, de melhores oportunidades. 

O concurso da DPU foi dividido em cinco categorias:

Redação I – para alunos do 6° ao 9° ano do ensino fundamental e da modalidade Jovens e Adultos (EJA); 

Redação II – alunos do 1° ao 3° ano do ensino médio (regular, ensino técnico e EJA seriado); 

Redação III – alunos do 6° ao 9° ano do ensino fundamental e alunos do 1° ao 3° ano do ensino médio, em cumprimento de medida socioeducativa; 

Redação IV – alunos do 6° ao 9° ano do ensino fundamental e do 1° ao 3° ano do EJA, em situação de privação de liberdade no sistema prisional brasileiro; 

Redação V – pessoas em situação de privação de liberdade em cumprimento de pena no Sistema Penitenciário e Categoria Escola – para estabelecimentos de ensino da rede pública que desenvolverem atividades de sensibilização e mobilização escolar com a comunidade escolar local, em torno do tema do concurso. 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet