Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Saúde e Beleza

tutorial

Maquiador ensina passo a passo como cuidar e embelezar peles mais maduras

Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto

Antes e depois da maquiagem

Antes e depois da maquiagem

A pele é um dos órgãos do corpo que mais sofre com o efeito do tempo. A partir dos 45 anos, mulheres começam a perder colágeno, o que faz surgir rugas e manchas no rosto. Por este motivo, a maquiagem de uma pele mais madura deve ser feita levando em conta uma série de cuidados.

Leia também:
Curso de gestantes ensina cuidados na gravidez, parto e com o recém-nascido

“A diferença é na parte da preparação da pele. A gente precisa usar mais hidratantes luminosos, uma base mais diluída, porque quando a mulher chega na menopausa acaba tento um desequilíbrio hormonal e falta de colágeno. Então nós precisamos repor esses componentes com produtos de maquiagem”, explica o maquiador Syd Rodrigues, do Studio 278.

Segundo ele, atualmente, estão disponíveis no mercado bases com ácido hialurônico, que ajudam a preencher as imperfeições. Caso a pessoa não tenha essa base, pode usar uma base normal com diluidor. “A base fica mais leve e é recebida melhor na pele, não fica marcado. Não dá craquelamento”, explica.

Syd (Foto: Rogério Florentino Pereira / Olhar Direto)

Outra diferença, segundo Syd, está em as mulheres mais velhas preferirem maquiagens mais leves. “A mulher mais jovem quer ousar, quer sempre mais. E a mulher mais velha sempre prefere uma maquiagem mais leve, pra realçar a beleza dela e esconder as rugas e manchas. O principal é a pele porque por conta da falta de colágeno acaba surgindo rugas e manchas, que não podem ficar em evidência na maquiagem”.

O maquiador ensinou um passo a passo com dicas para estas maquiagens. Confira:

1 – O primeiro passo é utilizar água termal para acalmar a pele (em qualquer pele).



2 – Hidratante: Para peles maduras, o ideal é um hidratante mais luminoso, porque ele tende a disfarçar as linhas de expressão e rugas. Syd indica as marcas Nivea e Mac. Isto ajuda a não deixar a pele craquelada.



Dica: Quando a mulher sua muito, é preciso passar o hidratante, porque segura o suor, e uma base mais leve e, por cima, matificante. Syd indica T Zone Ateliê Paris; Em caso de peles secas, não se passa o matificante.

3 – Quando a pele tem muita ruga, o ideal é usar um primer logo em seguida, pois tende a disfarçar as linhas de expressão. Ele tem base de gel ou hidratante, e é usado somente nas linhas de expressão, para preenchê-las.

4 – Após a preparação de pele, já vem a base. Em peles maduras, o ideal é utilizar a base anti-idade, que tem ácido hialurônico na composição. Syd indica as bases da Ateliê Paris e Maquiê.



Dica: A base com ácido hialurônico deve ser passada sempre na direção de baixo para cima.

Dica 2: Outra opção é utilizar a base tradicional diluída, para ficar mais leve e aderir melhor à pele.

Dica 3: As bases anti-idade já têm base na composição, então não é necessário usar pó para selar. No caso das bases diluídas, é necessário passar o pó, mas somente nas laterais do rosto.

5 – Corretivo anti-idade, da mesma linha, também com ácido hialurônico, que é mais emoliente e adere à pele. Ele é passado nas olheiras, no meio do nariz, em cima e abaixo do lábio e entre as sobrancelhas, para dar luminosidade à pele.



6 – Caso a pessoa use a base normal, somente diluída, deve aplicar o neste momento, somente nas laterais do rosto, com pincel ‘fofo’ para não ter acúmulo de produto.



Dica: O pó deve ser translúcido, para não acumular nas linhas. O pó compacto tem cor, e acaba depositando esta cor nas linhas de expressão.

7 – Blush: o blush usado deve ser mais mineral, que adere melhor à pele madura. Ele é passado na maçã do rosto, dando efeito de saúde.



Dica: Peles mais brancas devem usar tons pêssegos e rosados; peles morenas e negras, tons uva e terra.

8 – Iluminador: Antigamente, não se podia utilizar nada com brilho para peles maduras. Atualmente, o mercado já criou iluminadores minerais, mais finos, que aderem à pele e não deixam a pele com aspecto oleoso, e deixam efeito acetinado na pele.



Dica: o iluminador é passado nas têmporas e na ponta do nariz.

9 – Sobrancelhas: Geralmente, a sobrancelha de pele madura não tem muito pelo, por isso é necessário desenhar. A cor deve ser a mesma do fundo do cabelo. Syd utiliza produto em gel, que adere melhor à pele.



10 – Rímel na sobrancelha, da mesma cor do gel, para assentar os pelos mais firmes.

11 – Iluminar abaixo da sobrancelha com sombra de iluminador acetinada.



12 – Sombras são escolhidas de acordo com os acessórios ou cor do vestido. Primeiro uma sombra mais ‘seca’, sem brilho, para dar profundidade, dentro dos olhos. Syd sempre começa na raiz dos olhos em direção à pálpebra.



Dica: Syd trabalha com no máximo dois tons na sombra, para uma maquiagem mais clássica.

13 – Sombra mais escura no canto externo dos olhos, também para dar profundidade.



Dica: Se a pálpebra está caída, escurecer a área externa é uma boa dica.

14 – Delineador: Algumas clientes tem definitivo (micropigmentação nos olhos); quando não, ele é feito com delineador em gel, que levanta o olhar.



Dica: A maquiagem de ‘gatinho’ não é indicada para mulheres maduras, porque evidencia quando a pálpebra está caída. O delineado é feito até o final do último cílio.

15 – Cílios postiços: Syd usa os menores, somente para dar volume.



16 – Delineador líquido para acabamento, para esconder a cola.



Dica: Se o delineador líquido for utilizado antes, no lugar do em gel, ele craquela.

17 – Batom: mais acetinado, com efeito gloss, e não seco, pois o seco tende a craquelar em uma boca ressecada. Pode ser qualquer cor e tom.



18 – Lápis marrom abaixo dos olhos, selado com sombra no mesmo tom da sombra mais escura utilizada na pálpebra, para dar harmonia à maquigem. Pode ser dentro ou fora do olho, mas Syd prefere por fora para aumentar o olhar.



19 – Rímel nos cílios de baixo e nos de cima.



20 - Fixador de maquiagem: Além de fixar, tira o excesso de pó e dá efeito mais natural. 



Serviço

O Studio 278 fica na Galeria Jardins, Av. Galeria Ramiro de Noronha,278 - Jardim Cuiabá
Telefone: (65) 3023-4978
Conheça Syd pelo INSTAGRAM
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet