Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Artes Cênicas

natal

Artistas de Mato Grosso apresentam artigos em Congresso Nacional de Artes Cênicas

Foto: Assessoria

Artistas de Mato Grosso apresentam artigos em Congresso Nacional de Artes Cênicas
Artistas de Mato Grosso participam, desde a última segunda-feira (15), do 10º Congresso da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas (Abrace) em Natal, Rio Grande do Norte. Cinco deles vão apresentar trabalhos específicos, tanto sobre a MT Escola de Teatro quanto sobre outros assuntos.

Leia também:
Festival de humor reúne nove personagens cuiabanos em homenagem a Luiz Carlos Ribeiro

De acordo com a assessoria, o Congresso segue até o próximo sábado (20). Um dos artigos apresentados será “MT Escola De Teatro: Por Uma Pedagogia Da Experiência”, que propõe uma análise e descrição do processo pedagógico da Escola, de Everton Brito (coordenador das áreas de Atuação, Direção e Dramaturgia), Jan Moura (coordenador das áreas de Cenografia e Figurino, Iluminação e Sonoplastia) e Rodolfo García Vázquez (responsável por coordenar as ações artísticas e pedagógicas da Instituição).

Além deste artigo, Jan Moura também apresenta “Teatro Lambe-Lambe: Estratégia para Expansão Artística do Teatro em Periferias”, de autoria da estudante Juliana Oliveira (Direção), orientada por Naiana Leotti (Produção Cultural).

Neste caso, a pesquisa reflete sobre o uso do teatro lambe-lambe como estratégia de inclusão das populações periféricas, que possuem dificuldades de ir até os espaços formais de apresentação.

O Congresso tem como tema  “Abrace 20 anos: Celebrando a diversidade”, e realiza mesas temáticas que buscam dar voz à diversidade de saberes que dialogam com o universo da pesquisa em Artes Cênicas, como a diversidade de gênero, as culturas populares, as heranças africanas, a arte feminista e a situação da mulher indígena na América Latina.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet