Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Leandro Freire - Nutricionista

nutrição

Nutricionista fala sobre a importância do consumo das frutas para o organismo

Foto: Reprodução

Nutricionista fala sobre a importância do consumo das frutas para o organismo
A fruta é um alimento fundamental na nossa vida, pois nos oferece o essencial para vida , NUTRIENTES , de acordo com a Organização Mundial da Saúde, devemos consumir de 3 a 5 porções de fruta diariamente, porém não podemos esquecer que toda regra tem sua exceção, então depende muito da individualidade de cada um.

Leia também:
Whey Protein: além da hipertrofia muscular

- Quais são as principais propriedades nutricionais das frutas no geral?

As frutas são fundamentais pois contemplam de vitaminas, minerais, agua, fibras alimentares e compostos protetores como antioxidantes que protegem e  que regulam o organismo.
 
Poderia, de forma breve, citar as principais propriedades das dez frutas listadas na matéria, que são:

BANANA - A Banana é um fruto cuja origem é o sudeste do continente asiático.

Ela  é uma das mais consumidas pela população brasileira pois que ela é altamente nutritiva, sendo uma grande fornecedora de energia. Além disso, são ricas em carboidratos, fibras, vitaminas A e C, B1, B2, B6 e B12 e minerais (cálcio, potássio, fósforo, ácido fólico, ferro e magnésio). A banana contém 3 tipos de açúcares naturais: sacarose, frutose e glicose, que combinados com a fibra  promove  energia de maneira gradativa ao corpo. 

Existem centenas de tipos  banana espalhadas pelo mundo, de diversos tamanhos. Todas são identificadas pelo nome científico “Musa”. No Brasil, as mais conhecidas são: banana nanica, da terra, ouro, prata e maçã. Independentemente do tipo da fruta, as propriedades nutricionais da banana são muito semelhantes. As diferenças, portanto, estão no aroma, no sabor e na textura das bananas.

MAÇA – A maçã possui um excelente valor nutritivo, pois em sua casca encontramos a pectina que ajuda a reduzir o colesterol do sangue e controlar a glicemia sanguínea . Além disso, é um fruto rico em vitaminas B1, B2, niacina, ferro e fósforo.É um fruto com propriedade adstringente, sendo excelente para a garganta e cordas vocais. É ótimo também para evitar a constipação intestinal. 

As variedades mais consumidas no Brasil são: fuji, gala, red, verde, melrose e Brasil. 
É muito utilizada para a fabricação de sucos, doces e também da sidra (bebida alcoólica). 
 
UVA: A uva é fonte baixa de carboidratos,contém vitamina C, vitaminas do complexo B e sais minerais como ferro, cálcio e potássio. A uva, principalmente as escuras, possui ação antioxidante, ou seja, combate os radicais livres e também é anticancerígena. A casca da uva rosada possui uma substância cardioprotetora chamada resveratrol, que ajuda no controle do colesterol, na diminuição da formação de coágulos sanguíneos e na prevenção da trombose . Existem diversas espécies de uva, porém as mais conhecidas no Brasil são: uva itália, niagara, branca e rosada.

É muito utilizada para a fabricação de sucos, doces, vinhos e geléias. 

O sabor da uva varia muito de acordo com o tipo de solo, podendo ser doce, cítrico ou ácido.
 
LARANJA- A laranja é uma fruta cítrica com sabor variando do doce para o levemente azedo.
 
É um fruto rico em sais minerais como, por exemplo, fósforo, cálcio e ferro.
 
Além dos sais minerais, a laranja é rica em vitamina C, possuindo também uma boa quantidade de vitaminas A e do complexo B.
 
É uma fruta pouco calórica, possuindo aproximadamente 40 calorias por 100 gramas.
A espécies de laranjas mais conhecidas e consumidas no Brasil são: laranja-pêra, laranja-lima, laranja-da-baia, laranja-seleta e laranja-cavala.

Existe vários Beneficios da Laranja na nossa vida entre eles o mais importante são o poder antioxidante que possui e tem o poder de diminuição dos níveis de colesterol e proteção ao sistema cardiovascular, pois a  pectina é um tipo de fibra que dificulta a absorção do colesterol pelo intestino, o resultado disso é uma diminuição dos níveis do colesterol ruim – o LDL e manutenção dos níveis de colesterol bom, o HDL.
 
MORANGO - O morango é uma fruta vermelha, cuja origem é a Europa.

Existem várias espécies de morango, sendo a fragaria a mais comum e cultivada em várias partes do mundo.

É uma fruta pouco calórica, apresentando cerca de 38 calorias por 100 gramas de morango. O morango é rico em vitaminas como, por exemplo, vitamina C, A, E, B5 e B6.

Os principais minerais presentes no morango são: Cálcio, Potássio, Ferro, Selênio e Magnésio,também são ricos em flavonoides, importante agente antioxidante no organismo dos seres humanos.

Outra característica nutricional importante do morango é que ele possui boa quantidade de fibras alimentares (cerca de 2,5 gramas de fibras por 100 gramas de morango).

Entre os principais benefícios do consumo de morangos para o organismo, podemos citar: fortalecimento do sistema imunológico, auxílio no bom  funcionamento do sistema digestório, ação anti-inflamatória, auxilio no processo de cicatrização de ferimentos, entre outros benefícios.

MELÂO – O fruto é fonte de fibras,como a pectina , vitaminas A, C e do complexo B. Contém minerais como  fósforo, cobre, enxofre e ferro, é rico em cálcio, bom para os ossos e dentes, devido o sabor suave e a abundância de água em seu interior, já que é composto por 90% de água, o melão é muito apreciado na forma de refrescos, o que lhe confere propriedades hidratantes. 

É originário da África e da Ásia, suas variedades são inúmeras, sendo que todas apresentam frutos de forma esférica, casca espessa, polpa carnosa e suculenta. Algumas de suas características como a cor, a textura da casca, a cor e o sabor da polpa dependem do cultivar. 

Os dois grupos existentes de variedades híbridas da planta são: o melão-valenciano (espanhol), cultivado no Brasil e o melão-cantalupe (americano), cultivado nos Estados Unidos.
 
ABACAXÍ - O abacaxi tem grande quantidade de Vitamina C além de B1, B2, B3, B6 , B9 e vitamina E, também contém minerais como o, potássio , magnésio , iodo cobre e manganês.A alta dose de vitamina C nos ajuda na proteção com antioxidantes contra os radicais livres, prevenindo doenças como a arteriosclerose, cardiopatia diabética, inflamações em articulações e certos tumores.As vitaminas B1 e B6 são vitais para o bom funcionamento dos músculos, coração, sistema nervoso e sistema imunológico.O manganês ajuda aos tecidos conjuntivos e ossos, ao metabolismo de gorduras e carboidratos, assim como a absorção de cálcio e a regulagem do açúcar no sangue.Outros componentes são os ácidos cítrico, málico, oxálico e uma enzima conhecida como bromelina, que favorecem a digestão de proteínas .É rico em fibras e não apresenta gorduras e nem proteína.Seu sabor doce e sua qualidade aquosa fazem com que transmita a sensação de saciedade.

MARACUJÁ - O maracujá é uma fruta rica em Vitamina C e Niacina (vitamina do Complexo B). Contém também boas quantidades de Ferro, Cálcio, Fósforo e Fibras. O maracujá é uma fruta 100% aproveitável as  folhas são feitos medicamentos e chás. Mesmo quem não aprecia o gosto pode tirar proveito de sua ação calmante usando a infusão como base de sucos ,o fruto é rico em nutrientes e seu suco é ingrediente precioso em receitas como mousses, bolos, molhos para salada, vinagretes e até farofas, a  casca do maracujá é rica em pectina e sua farinha auxilia no trânsito intestinal e combate ao colesterol, é consumida na forma de farinha, misturada em sucos e iogurtes , as Sementes são trituradas, entram na fabricação de esfoliantes. Já o óleo extraído delas serve para temperar saladas.
 
MELANCIA - Aproximadamente, 90% do seu corpo é composto por água.

Uma melancia pesa, em média, de 5 a 10 quilos. Porém, dependendo das condições do solo, as melancias podem ultrapassar este peso.

É uma fruta rica em sais minerais (ferro, cálcio e fósforo) e vitaminas (complexo B, A e C).

Em função de sua grande quantidade de água, atua como um excelente diurético no corpo humano. Possui também propriedades digestivas.

É um fruto de baixo teor calórico, sendo que cada 100 gramas apresenta apenas 32 calorias.

A melancia é composta por licopeno, um potente antioxidante, o mesmo presente no tomate e em diversas outras frutas e verduras, que é muito benéfico para o organismo, ajudando a levantar o sistema imunológico frente a problemas cancerígenos, asmáticos, osteoporóticos e artríticos.

Além disso, a casca da melancia, sobretudo sua parte branca, possui citrulina, que nada mais é que um princípio ativo com efeitos que potencializam a virilidade.

A citrulina, uma vez presente no organismo se transforma em arginina, um aminoácido que favorece o sistema circulatório ao aumentar a elasticidade das paredes e artérias, o que é muito  usado para quem pratica esportes. O consumo diário de melancia oferece um efeito cardíaco saudável ao nosso organismo

PERA – A pêra é um fruto muito nutritivo de sabor adocicado.

Possui uma casca fina que pode ser, de acordo com a espécie, de cor amarela, verde ou vermelha.

A polpa também varia de acordo com a variedade, podendo ser macia, dura ou granulosa.

As variedades mais conhecidas no Brasil são: pêra willians, pêra-d'água, pêra de pé curto e pêra red (casca vermelha).É rica em sais minerais como, por exemplo, sódio, potássio, ferro, magnésio e cálcio.As vitaminas encontradas na pêra são do tipo A, C e do complexo B.

Cada 100 gramas deste fruto apresenta, aproximadamente, 52 calorias.

É uma fruta rica em fibras, contribuíndo para o bom funcionamento intestinal.
 
Há um melhor período/horário para consumi-las?
 
Devido a quantidade de fibras de algumas frutas, elas podem manter a sensação de saciedade por um tempo maior. Dessa forma, ingerir frutas nos intervalos ou com uma refeição maior pode fazer com que você coma menos depois e, consequentemente, faça menor ingestão calórica dos outros alimentos. Mas temos que individualizar cada caso, tudo dependerá do estado nutricional de quem irá consumir. Por exemplo quem faz atividade física e busca o emagrecimento, o ideal é consumir frutas mais próximo as atividades físicas para aproveitamento do seu valor energético.

As frutas são calóricas?

Todas as frutas contem calorias , umas mais e outras menos ,mas  principal a ser observado  seu índice glicêmico que é um indicador da velocidade com que o carboidrato de um alimento é absorvido pelo nosso organismo. O índice glicêmico dos alimentos interfere nos níveis de glicose em nosso sangue e quando esses níveis ficam acima do normal podem causar diversas complicações à saúde, como o diabetes. As frutas com baixo índice glicêmico são aquelas que levam mais tempo para serem digeridos e não elevam muito os níveis de açúcar no sangue, além de promover melhor controle da liberação de insulina, o que auxilia no controle da diabetes e evita o ganho de gordura e promovem saciedade .

- Consumindo em sucos, por exemplo, elas perdem suas propriedades? 

Depende muito , quando são utilizadas de maneiras in natura (NATURAL) , batidas com casca e consumidas na hora sem coar , pouco se perde , agora quando se coar , boa parte das fibras e alguns nutrientes são perdidos, como é o caso das poupas vendidas  em supermercados.

Agora os sucos de caixinha realmente não são saudáveis , pois tem na sua base principal água e açúcar , Se optar por sucos prefiram sempre Natural , sem adição de açúcar e se possível sem coar , assim aproveitará todas as propriedades nutricionais oferecidas.

Dr. Leandro Freire Santana
Nutricionista Esportivo
CRN/1 8331
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet