Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Política Cultural

reconhecimento

Prefeitura e Instituto Histórico criam medalha comemorativa de aniversário; 450 serão entregues

Foto: Davi Valle

Prefeitura e Instituto Histórico criam medalha comemorativa de aniversário; 450 serão entregues
Uma medalha comemorativa dos 300 anos de Cuiabá e dos 100 anos do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso (IHGMT) foi criada e oficializada em decreto do prefeito Emanuel Pinheiro. O documento foi publicado no Diário Oficial no último mês de outubro, e estabelece que sejam feitas 450 condecorações, que estarão vinculadas diretamente à Prefeitura para fins de outorga formal, e, destas, 150 medalhas serão atribuídas ao IHGMT.



Leia também:
Documentos sobre Mato Grosso colonial são considerados Patrimônio Cultural da Unesco

O Instituto Histórico também foi fundado em 8 de abril, e o design da medalha comemorativa celebra igualmente o centenário do órgão e marca as comemorações dos dois aniversários, que se estendem ao longo de 2019. Seu conceito foi elaborado por José Afonso Portocarrero, Maria Teresa Carrión Carracedo, Maike Vanni e pela presidente do IHGMT, Elizabeth Madureira Siqueira.

Segundo Elizabeth, a parceria nasceu há cerca de 10 meses, quando a instituição se incumbiu de proceder a um estudo das diversas imagens. O projeto foi apresentado pela equipe no dia 14 de setembro de 2018, quando a Prefeitura de Cuiabá o aprovou prontamente.

O que inspirou o design da medalha foi o Brasão Oficial de Cuiabá, que foi criado em Lisboa, entre 1726 e 27, quando o Arraial do Cuiabá, que à época integrava a capitania de São Paulo, foi elevado à categoria de Vila, sob a denominação de Vila Real do Senhor Bom Jesus do Cuiabá. De acordo com as orientações da Coroa Portuguesa, seria o mesmo representado por um escudo dentro de um campo verde e nele um morro ou monte todo salpicado com folhetos e gravetos de ouro. Em cima do escudo, uma fênix.

A presidente do IHGMT explica que o campo verde, bastante alongado, representava a fertilidade do solo, assim como remetia à distância que a novel Vila se colocava com relação ao litoral. O morrete de ouro significava a vocação primeira da região, a mineração aurífera. Já a fênix, símbolo da infinitude, consagrava os propósitos da Coroa portuguesa em efetivar, para sempre, sua presença na máxima fronteira oeste colonial. Isso porque, à época, ainda se encontrava em vigor o Tratado de Tordesilhas.

De acordo com a assessoria, a medalha será um estímulo a personalidades contemporâneas e os serviços prestados pela instituição cultural, a mais longeva do Estado em funcionamento ininterrupto. “É um marco muito importante para a gestão, uma vez que a medalha será entregue às pessoas ilustres, que ajudam a construir a história da cidade”, explica o prefeito Emanuel Pinheiro. 

Fundado em 1919, por iniciativa de Dom Aquino Correia, o IHGMT fomenta a pesquisa e a preservação histórico-geográfica de Mato Grosso, e está sediado em Cuiabá, na Casa Barão de Melgaço. No espaço, funciona conjuntamente a Academia Mato-grossense de Letras.

Para que as duas datas sejam lembradas, a medalha celebra, em uma de suas faces, os 300 anos de Cuiabá, enquanto na outra, os 100 anos do Instituto. Para a concepção do design, foi realizada uma série de estudos relativos às simbologias da cidade e como esses símbolos se firmaram. “A arte apresentada aqui é resultado de um longo trabalho de pesquisa, que agrada, principalmente, por mostrar um desenho discreto e elegante, com temática que remete ao brasão do nosso município”, diz o prefeito.

“O resultado também foi aprovado pelo coletivo dos sócios do IHGMT em reunião realizada no mesmo mês. Desde então, estamos levantando orçamentos em três lugares diferentes”, conta a presidente.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet