Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Gastronomia

Em evento

Alunos de curso de gastronomia realizam homenagem a cultura árabe no restaurante Al Manzul

Foto: Aroldo Maciel

Alunos de curso de gastronomia realizam homenagem a cultura árabe no restaurante Al Manzul
Os alunos do quarto semestre do curso de gastronomia da Universidade de Cuiabá (Unic) homenageiam a cultura árabe em noite de apresentação do trabalho de conclusão de curso no restaurante Al Manzul na noite da última terça-feira (6). Entre os convidados de honra estavam Jamil Ayoub proprietário do restaurante e descendentes de árabes e o escritor e poeta membro da Academia Brasileira de Letras, Ivens Cuiabano Scaff. O objetivo da apresentação era além de ser avaliados profissionalmente também fazer uma homenagem ao restaurante Al Manzul que anunciou seu fechamento no dia 31 de outubro.

Leia mais
Al Manzul anuncia encerramento das atividades
 
Júlio Neto é jornalista e também aluno do curso de gastrônomia, ele é um dos coordenadores do evento e contou ao Olhar Direto que “A ideia surgiu tendo em vista que em Cuiabá existem muitos descendentes de árabes e não se fala muito de como a cultura árabe influenciou na cultura cuiabana, a gente resolveu fazer por esse motivo principalmente”.

No evento coloca-se em prática tudo o que é aprendido durante os dois anos de curso e principalmente na disciplina de Serviços de eventos e buffet que é aplicada pelo professor Elson Figueiredo. A avaliação é necessária e faz parte do cronograma acadêmico. Os alunos têm a opção de fazer uma prova escrita ou realizar o evento, no entanto, a maioria das turmas preferem o evento pela experiencia.

Para a “Mil e uma noites Cuiabana” os alunos realizaram uma vasta pesquisa sobre a cultura árabe, histórias, vestimentas, costumes, tradições e principalmente a culinária. Todos estavam caracterizados, recebiam os convidados falando o idioma Árabe e uma dançarina foi contratada para abrinlhantar a noite.

São 24 alunos que se dividiram em sete grupos onde um ficou responsável pela organização do evento, outro na preparação dos pratos, bar, cerimonial, projeção de custos, enfim, tudo bem dividido para que todos pudessem vivenciar na prática como é estar de fato atuando na profissão.

“Escolhemos o Al Manzul por ser uma referência na gastronomia, não sabíamos que havia esse plano de fechar o restaurante, ficamos triste por Cuiabá perder um restaurante como esse, mas por outro lado ficamos felizes por poder realizar esse evento que ficará como uma homenagem”, afirma Júlio.

Júlio ainda ressalta que “Gastronomia não é só a comida, é ambientação, administração, organização do evento, a comida faz parte de tudo isso, é levar o seu convidado a além de saborear, ficar envolvido com toda a temática do evento. Gastronomia é história, costumes, modos de comer, enfim, uma variedade de coisas que vão além da comida em si”.

Entre os convidados para o evento estavam professores, acadêmicos, um profissional da imprensa o proprietário do restaurante Al Manzul Jamil Ayoub, que foi convidado pela turma para falar sobre a história do restaurante, dos costumes vividos por ele e pela família e também convidamos o médico e escritor Ivens Staff, que é descendente de árabes e faz parte da academia brasileira de letras.

Jamil deu um depoimento emocionado e se diz lisonjeado por ter honrado os pais e levado o nome do restaurante como referência de tradição e qualidade, “Nós conseguimos fazer muitos fãs, porque ter cliente é fácil mas ter fã são para poucos, hoje tenho o coração tranquilo por ter feito o meu melhor, sei que as pessoas sempre lembraram do Al Manzul com carinho e as portas sempre estarão abertas para um possível retorno”. 
 
Os alunos prepararam um cardápio seguindo à risca tudo o que aprenderam sobre a cultura árabe, com entrada, prato principal e sobremesa, o serviço de bar também foi muito bem executado. Tudo com muito requinte e bom gosto.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet