Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Literatura

À FRENTE DO SEU TEMPO

Vida e trajetória política de Sarita Baracat são lançadas em livro autobiográfico

Foto: Sarita, em campanha política para presidência da República, com Tancredo Neves (1983)

Vida e trajetória política de Sarita Baracat são lançadas em livro autobiográfico
Neste momento controverso em que a sociedade brasileira lança diversos olhares sobre questões fundamentais relacionadas aos direitos e garantias individuais e universais, assim como as árduas conquistas da mulher contemporânea, a biografia de Sarita Baracat, filha de árabes que chegaram em Várzea Grande em 1901, é agora registrada e revelada pela jornalista e historiadora Neila Maria Souza Barreto, em primorosa edição pela Entrelinhas, editora que comemora seus 25 anos no registro e divulgação de conteúdos importantes para a sociedade mato-grossense.

Leia mais:
Em seu primeiro livro, ilustradora cuiabana detalha o nu com aquarelas e poema


Fernando Baracat, filho de Sarita, explica que “esta obra é resultante de pesquisa em documentos, bibliografia e vários depoimentos que permitiram a reconstituição da trajetória de uma mulher muito à frente do seu tempo, e que conseguiu conciliar vários papéis: de mãe, chefe de família, professora, líder, política, principalmente na segunda metade do século XX, na cidade de Várzea Grande e no estado de Mato Grosso.” Sarita era, sobretudo, uma mulher independente, discreta, de vida simples e sem vaidades, sempre dedicada às causas coletivas e atenta às necessidades das pessoas.

“A pesquisa buscou a percepção do cotidiano de uma mulher do século XX em um universo masculino. A autora registra singularidades e contextualiza a história de vida dessa mulher, filha de imigrantes sírios que ousou quebrar paradigmas em seu tempo e em um território marcado por espaços muito restritos para a atuação feminina. Os dias em que Sarita fez os seus depoimentos para a autora traduziram-se em momentos memoráveis em que foi possível tecer alguns detalhes da sua vida, restaurados gestos, atitudes, curiosidades, confissões inesperadas, amistosa convivência, um discreto sorriso e ouvir suas canções à terra amada. Acrescentados aos depoimentos de pessoas que com ela conviveram, acompanhando momentos importantes de sua vida, constituíram as fontes que possibilitaram a publicação deste livro”, conta Fernando Baracat, jornalista e promotor de eventos, orgulhoso da trajetória de sua mãe agora registrada para a posteridade.

"Recomendo às famílias pioneiras não só de Várzea Grande, mas de todos os municípios de Mato Grosso para que promovam o registro de suasmemórias e história, por meio de pesquisas acadêmicas e de registro da história oral, garantindo o lugar merecido aos que nos trouxeram até aqui – uma inspiração para as novas gerações cujos desafios requerem os valores cultivados pelos que nos precederam.”

O jornalista Kleber Lima, entusiasta do projeto de pesquisa e publicação deste livro, assegura que “o leitor está diante de uma obra que resgata a trajetória de uma personagem ímpar da história de Mato Grosso".

A autora Neila Barreto, antes de trazer aspectos da trajetória intensa e instigante desta que foi a primeira vereadora e primeira prefeita do município de Várzea Grande, além de primeira deputada estadual pós-divisão do estado de Mato Grosso, destaca alguns pontos que nortearam a elaboração do seu livro. “Dividimos o trabalho em três fases, todas entrelaçadas e concomitantes. A primeira diz respeito ao levantamento de dados em bibliotecas e em arquivos. A segunda fase refere-se à coleta de depoimentos da personagem Sarita e, também, de seus familiares, parceiros políticos, colegas, amigos, entre outros. A terceira, por sua vez, relacionada à escrita, que envolvia a montagem e a estruturação dos capítulos, foi sendo delineada em meio às duas primeiras etapas.” O extremo devotamento da autora nas pesquisas resultou em uma edição ilustrada muito interessante e que envolveu muitas fontes.

A editora Maria Teresa Carrión Carracedo explica que a edição ficou pronta em dezembro de 2017 – pouco depois do inesperado falecimento da biografada (em 9 de outubro de 2017).“Com o passamento de Sarita aguardamos momento propício para o lançamento, em respeito ao luto da família e ao processo eleitoral. Escolhemos data próxima ao natalício de Sarita, que em 29 de dezembro deste ano faria 87 anos".

O evento de lançamento, com apoio da Prefeitura Municipal de Várzea Grande, reunirá a família Baracat, amigos e admiradores de Sarita, no Várzea Grande Shopping (terceiro piso), dia 18, terça-feira, a partir das 19 horas.
 
Informações do livro

Sarita Baracat:
vida e trajetória política
Autora: Neila Maria Souza Barreto
Entrelinhas Editora (21,3 x 27 cm, 240 páginas)
(edição especial em capa dura e papel couche)
 
Serviço:

Data:
18 de dezembro (quarta-feira)
Horário: 19h 
Endereço: Várzea Grande Shopping, em Várzea Grande
Preço: R$ 100
Contato com a autora: (65) 99981 7764
Contato com a editora: (65) 3624 5294
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet