Olhar Conceito

Domingo, 05 de maio de 2024

Colunas

Um olhar estético na moda de “O grande Gatsby”

Acervo Pessoal

Nesta semana a coluna Trend-hype vai dar um motivo para revivermos a Era do Jazz no começo do século passado, através do remake do filme “The Great Gatsby”, baseado no romance americano de F. Scott Fitzgerald, que causou frisson no mundo da moda e do cinema. Dirigido por Baz Luhrmann (de Romeu e Julieta e Moulin Rouge) tem como protagonistas Carey Mulligan (Daisy Buchanan) e Leonardo diCaprio (Jay Gatsby).



O filme influenciou a decisão de muitos estilistas internacionais, que retomaram as formas da década de 20 em suas coleções: franjas de melindrosas na Gucci, vestidos e chapéus cloche de Ralph Lauren, referências na passarela de Marc Jacobs, até o vestido Chanel que Emma Stone em uma première tinha um desenho que nos remete a época.

Para quem curte o estilo das flapper girls (melindrosas) vai se apaixonar pelos figurinos by Miuccia Prada em parceria com a figurinista e cenógrafa Catherine Martin. Cabelos curtinhos à lagarçonne, batom vermelho carmim, muito rímel, acessórios (inclusive de cabeça, como headbands, tiaras e lenços) e vestidos de cintura baixa com tecidos brilhantes e aplicações de pedras que até hoje representam modernidade e sofisticação.



É fato que o charme ArtDeco é a principal inspiração da estética do filme, mas ao mesmo tempo possui um olhar absolutamente atual. Em entrevista concedida para o blog The Carpetbagger no site do NY Times, Catherine Martin, a designer do filme de Gatsby declarou que “em muitas ocasiões, as pessoas diziam: quando vocês decidiram fazer as coisas mais modernas? Nós nunca decidimos fazer as coisas mais modernas, nós tivemos o cuidado de que todas as referências do filme fossem acessíveis para a audiência contemporânea.”

O “grande Gatsby”, Além de ter o figurino assinado por Miuccia Prada, e estar recheado de joias da Tiffany &Co. com destaque para a headband usada pela personagem Daisy:



Também contamos com a colaboração ilustre de Ashley Olsen, dona de um acervo de fazer inveja até nos figurinistas dos grandes estúdios de cinema. Ashley, a mais vintage das irmãs Olsen, é a responsável pelos looks da década de 20 no remake. Vamos ver os croquis de alguns looks divulgados pela estilista italiana, que criou mais de 40 vestidos para o filme. Segundo ela, os modelos foram inspirados em looks de passarela de MiuMiu e da Prada nos últimos 20 anos.




Não dá vontade de reproduzir os looks de Daisy Buchanam na próxima festa?




Comentários no Facebook

Sitevip Internet