Olhar Conceito

Domingo, 05 de maio de 2024

Colunas

40 anos de Kate Moss: Deus salve a rainha!

Arquivo Pessoal

Um dos maiores ícones mundiais da moda, comemorou 40 anos de vida na última quinta-feira, dia 16 de janeiro de 2014. A modelo Kate Moss, deu início a sua carreira em 1988 quando a fotógrafa Corinne Day tirou fotos suas em preto e branco para a revista britânica ’’The Face’’, intituladas como “O Terceiro Verão de Amor” quando Kate tinha apenas 15 anos.



No começo dos longos anos de carreira, Moss estava fora dos esteriótipos de modelo daquela época como, Cindy Crawford, Claudia Schiffer e Naomi Campbell, que eram altas e curvilíneas. Kate, magérrima com seus 1.67m de altura (fora dos padrões de passarela), cheia de sardas, peitos quase negativos e dentes pontudos, possuía um estilo único e andrógeno, que decretou o fim das curvas nas passarelas e editoriais de moda na época. Kate conseguiu superar 25 anos na moda, graças a sua capacidade de se reinventar. Nenhuma outra representou o rosto da moda em constante evolução, de um ano para outro. Ela foi a pin-up do grunge no início dos anos 90. Seu nome foi sinônimo de heroína chique em meados dos 90. Depois veio o boho chic, logo absorveu com facilidade a estética da roqueira magra. Apareceu em campanhas de publicidade de marcas de todos os preços, de Mango a Louis Vuitton. Seu visual evoluiu, assim como ela. Eram as suas roupas que as pessoas cobiçavam, mais que as dos estilistas.

  

Kate é tão boa no que faz porque visivelmente está confortável em sua pele. Encarna desde garotas ingênuas até femmes fatales. Pode ser fotografada nua em um banheiro ou dentro de um vestido de alta-costura. O diretor de arte Fabien Baron a recrutou para ser a garota-propaganda da Calvin Klein durante sete anos, após um único encontro. "Ela não é nada convencional", disse Baron recentemente ao The New York Times. "Não é perfeita fisicamente. Você tem que lidar com seus dentes pequenos, com suas pernas tortas. Mas ela tem o poder de fazer você deixar tudo isso de lado." Gui Paganini, um dos maiores fotógrafos de moda do Brasil, já trabalhou com Kate duas vezes e declarou: "Ela está longe de ser a mulher perfeita, mas se porta como se fosse. E isso transparece na foto. Ela tem um desprendimento tão grande que consegue se desvencilhar de si mesma, se soltar e não ficar preocupada se está com barriguinha ou não. Kate é mais do que uma modelo. Ela faz parte da equipe. Está mais preocupada com o resultado final do trabalho do que com sua beleza". Em 2007 a modelo colaborou com a Topshop em uma linha pela qual teria ganho 3 milhões de libras, e atualmente Kate renova sua parceria com a Topshop com a coleção Being Kate, com as criações desenvolvidas por ela em Londres. Também teve seu próprio perfume e linhas de bolsas criadas para a Longchamp.



As comemorações dos 40 anos de Kate começaram desde o ano passado quando ela recebeu o prêmio máximo do British Fashion Awards: prêmio de reconhecimento especial. E não é de se estranhar que ela seja tema da nova exposição na Modern Gallery, em Londres. A “Kate Moss: 40 – A Retrospective” que foi inaugurada na última sexta-feira (17) e vai até 15/02, apresenta dez imagens selecionadas pelo jornalista e artista Russel Marshall, em estilo que lembrou um pouco a técnica de serigrafia de Andy Warhol – ele preencheu com cores diferentes as imagens icônicas selecionadas. A revista Vogue UK também começou a celebrar os 40 anos de Kate e publicou uma enorme retrospectiva de imagens memoráveis da vida e carreira da modelo.



O livro “Kate: The Kate Moss Book”, lançado em novembro do ano passado e editado pelo pai de sua filha Lila Rose, Jefferson Hack, prova, em fotos, que ela mereceu todo o mérito conquistado como modelo. A curadoria das imagens é da própria top. O lançamento contou com oito capas, com fotos de Corinne Day a Inez & Vinoodh traçando já na capa a evolução da carreira de Kate Moss à frente das lentes. Confere uma apresentação da Rizzoli com o crédito de cada capa de “Kate: The Kate Moss book”:



Sem dúvidas a maior modelo da história!

Comentários no Facebook

Sitevip Internet