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Quinta-feira, 28 de março de 2024

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As lições do Chef Rodrigo do Restaurante Mocotó

Arquivo Pessoal

Na maioria de minhas minhas reuniões profissionais ou visitas a clientes escuto reclamações a respeito da gestão de funcionários em bares, lanchonetes e restaurantes. Isso não é exclusividade desse segmento, pode acreditar, em todas as áreas a reclamação sobre gestão de pessoas anda corriqueira.

O fato é que muita gente boa consegue fazer disso uma oportunidade e fazer gestão como gente grande.

Com o tema sustentabilidade a UNIC promoveu a 4ª Jornada de Gastronomia aqui em Cuiabá. O palestrante escolhido dessa jornada foi o Chef Rodrigo Oliveira, do Restaurante Mocotó que desde a sua chegada à cidade deu uma aula de discrição, compromisso e ética nos negócios.

Fugindo da máxima "mais do mesmo" ele mostrou em quase 2h de palestra porque faz sucesso e seu restaurante vive diariamente com fila de espera de 3h.

Com seu jeito tímido e de fala mansa ele começou a palestra e demonstrou por A+B a total congruência em seus negócios, ou seja, seu discurso e prática estão completamente alinhados.



Lições do Chef Rodrigo:

1. Poucos atos humanos são tão relevantes quanto COMER. O que você escolhe para o seu jantar terá impacto em todas as áreas da sua vida;

2. Cozinhar que permitiu ao nosso cérebro ter energia pra se desenvolver;

3. A carne não precisa ser sempre o protagonista do prato. A expertise do cozinheiro pode auxiliar e muito a criar um cardápio saudável e delicioso. Requer mais esforço do cozinheiro e trabalho pra educar o paladar do cliente;
(pra saber mais sobre o tema acesse AQUI)

4. Todas as nossas porções são para humanos. Comer mais do que precisa é um desperdício para o planeta. É uma coisa simples de entender mas difícil de colocar em prática.
(super reflexão sobre o filme Muito Além do Peso, pra saber com detalhes acesse AQUI)

5. Um dos movimentos mais impactantes na forma de ver a comida é o Slow Food, criado por Carlo Petrini. Ele diz: "Vamos cultivar o alimento bom, limpo e justo": Bom de sabor, limpo na cadeia de produção e justo em relação a respeito e remuneração.

6. A parte mais importante do seu negócio são as pessoas que fazem o seu negócio: 1. Quem trabalha nele, 2. Quem vai comer, 3. Os fornecedores, 4. O entorno (a comunidade) e só depois 5. O lucro.
(tem gente arrepiando os cabelos aí né? mas é bem assim que funciona!)

7. Um negócio que não respeita as pessoas que trabalham nele não prospera.
P O N T O!

8. Cardápio é o ponto de partida de qualquer negócio.

E por fim nas palavras do chef, a receita do sucesso: “Temos orgulho do nosso trabalho e dessa repercussão, mas não nos deslumbramos. A receita para manter uma casa por tanto tempo tem dois ingredientes: boa comida e hospitalidade. Mesmo parecendo simples, é algo que só se consegue com muita dedicação, talento e, acima de tudo, paixão”.

Pra saber sobre as outras edições da Jornada Gastronômica acesse AQUI.

Para relembrar as 5 maiores lições da Semana Mesa São Paulo 2013 AQUI 

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