Olhar Conceito

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Colunas

Para Onde Ela Foi – Continuação de Se Eu Ficar

Osmar Cabral Jr.

Quando terminei de ler Se Eu Ficar, de Gayle Forman e vi que ao final dele havia o primeiro capítulo da sua continuação, Para Onde Ela Foi, fiquei pensando: “Mas por que uma sequência? É aquele tipo de livro que não precisa. Acabou tudo amarradinho”. Felizmente eu estava muitíssimo errada. O segundo volume é tão bom quanto o primeiro e nos dá uma perspectiva totalmente diferente dos personagens e de tudo o que aconteceu depois.

Três anos após o fatídico acidente de Mia, nada é o que esperávamos que seria quando Se Eu Ficar termina. Cadê o felizes para sempre? Adam se transformou em outra pessoa. Aquele garoto doce e que fez de tudo para entrar na UTI da namorada em coma ficou para trás. Não que ele quisesse isso, foram as circunstâncias e a própria Mia que criaram nele essa mudança.

Adam é um rock star de sucesso estrondoso. Tem uma namorada atriz de Hollywood, é riquíssimo, amado por todos, com músicas que são hits e, mesmo assim, é completa e totalmente infeliz. Toma remédios para ansiedade, fuma, é agressivo e apesar de ainda estar na banda Shooting Star não é mais amigo dos seus companheiros. Tudo porque Mia, a sua Mia, partiu e quebrou o seu coração em 396 pedaços.Adam fez uma promessa a Mia em Se Eu Ficar, que se ela ficasse, se não morresse, ele faria qualquer coisa que ela precisasse, inclusive sair da sua vida. Ele só queria que ela vivesse. Mas não soube lidar com isso.



Enquanto Adam é famoso no seu campo de atuação, Mia também é no dela, tendo se transformado em uma estrela no período de estudos em Juilliard. Quando se esbarram por acaso na caótica Nova York, Adam e Mia têm apenas algumas horas antes que ambos partam em turnê para entender tudo o que aconteceu e colocar um ponto final nos últimos três anos das suas vidas.

Dessa vez narrado por Adam, Para Onde Ela Foi é muito mais irado, mas não menos sentimental do que Se Eu Ficar. Sim, o primeiro é tristíssimo, há mortes, hospitais, comas e tudo o mais. Mas a sequência também, apesar de ser outro tipo de tristeza, a de quem foi completamente abandonado e ficou sem apoio. Mia teve auxílio para seguir em frente, mas ninguém esteve ao lado de Adam, que também sofreu perdas naquele dia. Isso trouxe cicatrizes muito mais profundas do que as físicas jamais poderiam ser.





Gayle Forman nos brinda com mais um livro sensacional, triste sem der deprimente e que nos faz pensar sobre como temos tomado nossas decisões. A escrita é bem mais madura e os personagens estão muito mais cínicos e anestesiados pela vida. Mais do que explicar para onde Mia foi, esse volume é sobre o ponto onde Adam ficou, um lugar sombrio.

Recomendo muito.

Teca Machado

*A escritora e jornalista Marcela Machado, conhecida por todos como “Teca”, é leitora ávida e apaixonada por livros. Escreve no blog “Casos, Acasos e Livros” e é autora de “I Love New York”, publicado pela editora Novo Século. Teca dá dicas de livros no Olhar Conceito todas as terças. Email de contato: tecamachado@gmail.com

Comentários no Facebook

Sitevip Internet