Olhar Conceito

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Colunas

The ultimate chick lit – Marian Keyes

Osmar Cabral Jr

Gosto de ler quase tudo e qualquer coisa, mas os meus gêneros preferidossão livros de suspense e mistério, tipo HarlanCoben, e chicklit (Leitura para garotas). Assumo meu gosto e não ligo. Tem gente que acha que é um tipo de “literatura menor”, que só é válido ser Machado de Assis, Carlos Drummond de Andrade e Clarice Lispector. Mas eu sou da opinião que não existe essa diferenciação. Livros são livros e mesmo se forem ruins, pelo menos te ajudaram a escrever melhor e aumentaram o seu vocabulário. Uma das rainhas do chicklit é irlandesa MarianKeyes.



Já li vários livros da autora, que é conhecida principalmente por Sushi e por Melancia, e gostei bastante. Até o momento, o meu preferido é Casório?!.

Casório?! conta a história de Lucy Sullivan. Uma moça de 26 anos, que apesar de relativamente bem sucedida e realizada consigo mesma é meio perdida na vida. Mesmo não acreditando muito nessas coisas, acaba indo a uma cartomante, a senhora Nolan. A mulher enxerga no tarô que o casamento de Lucy está próximo, no prazo máximo de um ano.

Apesar de nem ter namorado e ser reticente ao assunto, a garota acaba acreditando na cartomante e passa a ficar meio psicótica com o tema casamento, como nós mulheres costumamos fazer (E assustar os homens). Na sua cabeça toda a cerimônia já está pronta, o vestido escolhido e só falta um detalhe: o noivo.

Quando conhece o escocês Gus, ela tem a certeza de que ali está o seu príncipe encantado. Tudo bem que esse príncipe é meio folgado, parece interesseiro e não tem uma célula responsável no seu corpo, mas é bem humorado, gatinho e bem cool, então ela deposita todas suas fichinhas nessa relação.

Além de Gus, há outro homem na vida de Lucy: Daniel, seu ex-namorado e atual amigo. O tanto que ele é bonito, ele é galinha. Daniel namora Karen, colega de apartamento de Lucy, que é a pessoa mais insuportável e amarga do universo. Já Charlotte, a outra moça com quem divide apartamento, é uma graça e burrinha igual uma porta.

Casório?! é divertido e despretensioso. Leitura relaxante e mulherzinha, boa para fins de tarde e dias preguiçosos na praia ou no meio do mato. Previsível, é claro, mas quem se importa? Linguagem simples e sem palavras muito rebuscadas. Ideal para quem não está a fim de queimar muito neurônio.

O livro é meio – muito - longo (644 páginas), como todos da MarianKeyes, mas você acaba lendo bem rápido, porque é envolvente e engraçado. Eu dei boas risadas e fiquei triste quando acabou.

Recomendo.

Teca Machado

*A escritora e jornalista Marcela Machado, conhecida por todos como “Teca”, é leitora ávida e apaixonada por livros. Escreve no blog “Casos, Acasos e Livros” e é autora de “I Love New York”, publicado pela editora Novo Século. Teca dá dicas de livros no Olhar Conceito todas as terças. Email de contato: tecamachado@gmail.com

Comentários no Facebook

Sitevip Internet