Olhar Conceito

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Colunas

Um Amor de Cinema: Livro + comédia romântica = Favoritos

Osmar Cabral Jr

Quem nunca se divertiu com a cena de Julia Roberts fazendo compras em Uma Linda Mulher? E torceu pelo encontro de Tom Hanks e Meg Ryan no alto do Empire State em Sintonia de Amor? Tem também a sequência de Vestida Para Casar em que Katherine Heigl participa de dois casamentos ao mesmo tempo como madrinha. As comédias românticas fazem parte da nossa vida, nos fazem sorrir e sermos felizes. Difícil achar alguém que não quer um final onde tudo acaba bem. E isso é o que sente Kenzi, a protagonista do livro Um Amor de Cinema, de Victoria Van Tiem, que é simplesmente louca por esse tipo de filme.



Um Amor de Cinemaé um dos livros mais doces, divertidos e mágicos que já li. Terminei com um sorriso pregado no rosto que demorou mais de meia hora para sumir. E isso é maravilhoso, os livros deveriam mesmo ter efeito em nós, fazer sentir, emocionar, chorar, gargalhar. Um autor que consegue arrancar sentimentos do leitor alcançou seu objetivo.

Na obra conhecemos Kenzi, uma artista plástica loucamente apaixonada por comédias românticas que se contentou em trabalhar num emprego corporativo como diretora de criação numa agência de publicidade. Apesar de ter quase 30 anos, ser bem sucedida e agora noiva de Bradley, um cara bonito, sério e completamente adequado, nada do que faz parece bom para a sua família. Principalmente por causa da sua cunhada Ren, a senhora perfeição.

Quando um ex-namorado, Shane, reaparece na forma de cliente da agência, Kenzi precisa engolir o orgulho e as mágoas do passado para trabalhar ao lado dele num job que tem tudo a ver com ela: Comédias românticas. Para isso Shane propõe um desafio, que eles reencenem 10 trechos dos melhores filmes do gênero. Como resistir? Agora Kenzi está naquela dúvida: Casar-se com o cara que a sua família gosta ou se entregar a uma paixão antiga digna de cinema que pode acabar com um coração partido.

A grande força de Um Amor de Cinema se chama Kenzi. A personagem é fantástica, dramática, engraçada, fatalista e um doce. Ela vai crescendo e se redescobrindo com o passar do livro, voltando a ser a garota apaixonada e que acredita em filmes que se perdeu no meio do caminho em busca de aceitação. Ela se mete numas situações surreais e divertidas, típicas de comédias românticas, que me arrancaram risadas. Shane é um novo amor literário.Ganhou meu coração desde que apareceu, apesar de o histórico dele com Kenzi não ser dos melhores. Já Bradley não me arrebatou. Pelo contrário, teve minha antipatia logo no início do livro, assim como Tonya, a amiga da protagonista que está mais para iniamiga. Ellie, uma colega de trabalho, é uma das personagens que mais gostei e foram ganhando espaço na trama.

Leve, divertido, narrado em primeira pessoa e facílimo de ler, o enredo de Um Amor de Cinema faz as páginas voarem em suas mãos e quando você menos percebe infelizmente acabou. Para quem gosta de comédias românticas (Eu vi e gosto de 9 da lista de 10 do Shane), vai se deliciar mais ainda com o livro, identificando os trechos que reencenam e vendo o absurdo da situação toda.



Victoria Van Tiem merece um beijo e um abraço por nos presentar com esse livro maravilhoso, do tipo que deixa a vida mais feliz.

Recomendo demais.

Teca Machado

*A escritora e jornalista Marcela Machado, conhecida por todos como “Teca”, é leitora ávida e apaixonada por livros. Escreve no blog “Casos, Acasos e Livros” e é autora de “I Love New York”, publicado pela editora Novo Século. Teca dá dicas de livros no Olhar Conceito todas as terças. Email de contato: tecamachado@gmail.com

Comentários no Facebook

Sitevip Internet