Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Colunas

Marido na Cozinha apresente a campanha "Põe No Rótulo"

Quem é alérgico a algum alimento e tem conhecimento disso sabe a vital necessidade de estar bem informado sobre os rótulos.

Claro, tem muita gente alérgica por aí que não tem nem IDEIA de que é alérgico. Conheço diversos casos!

O fato é que pais com filhos alérgicos mobilizaram-se e passaram a movimentar a web pedindo que as indústrias/empresas sejam obrigadas a inserir nos rótulos de alimentos e produtos de limpeza/higiene do que EXATAMENTE são feitos, em especial os alergênicos. Eles criaram então o "Movimento Põe no Rótulo".

De acordo com a "Cartilha da Alergia Alimentar" confeccionada pela PROTESTE e pela PÕE NO RÓTULO: "No Brasil, não há legislação que obrigue os fabricantes a expor em destaque,nos rótulos dos produtos, a presença de alérgenos, nem a se referir ao risco de contaminação cruzada no processo de produção. Devido a essa lacuna legal, os consumidores interessados no assunto se obrigam a consultar os serviços de atendimento ao cliente, bem como a compartilhar informações com grupos de alérgicos, para checar se determinado alimento ou bebida oferece algum risco à sua saúde ou de seus familiares e amigos."

O fato é que eu, você e todos os consumidores temos "direito a receber informação". Nosso país tem um Código de Defesa do Consumidor e nele está previsto o direito a informação adequada e clara sobre os diferentes produtos e serviços, com especificação correta de quantidade, características, composição, qualidade e preço, bem como seus eventuais riscos.

Acredite, pra quem é alérgico, a discriminação de um ingrediente no rótulo pode fazer toda a diferença entre saúde e doença. Então, muito mais importantes que as calorias, é saber exatamente o que tem naquele produto, em termos de alergênicos.

A "Campanha Põe no Rótulo" pede que as empresas destaquem no rótulo dos alimentos a presença de oito ingredientes alergênicos: soja, ovo, leite, amendoim, oleaginosas, peixes, crustáceos e cereais que contém glúten. De acordo com Cecilia Cury, uma das líderes do movimento esses ingredientes causam até 90% das reações alérgicas alimentares.

A Lei 10.674/2003 tornou obrigatória as inscrições “contém glúten” ou “não contém glúten” nas embalagens dos alimentos industrializados, mas apenas isso não é suficiente. O ideal e vital é que os demais alérgenos citados acima também sejam detalhadamente mencionados nos rótulos.



Junte-se a nós nessa campanha. Como?

1. Aprenda a ler o rótulo ANTES de comprar qualquer produto. Pra saber MAIS sobre rótulos veja AQUI 

2. Exija seus direitos como consumidor. Compre produtos com rótulos sempre.

3. Faça agora mesmo sua adesão a campanha #PoeNoRotulo no instagram. Siga o perfil @PoeNoRotulo e coloque uma foto sua com a frase #PoeNoRotulo (olhe essa foto minha aí) e tageie a campanha usando #PoeNoRotulo

Semana que vem lembrando que vamos ministrar um Workshop super bacana sobre Montagem de Lancheiras Saudáveis, pra saber mais AQUI 

Para acompanhar minhas peripécias gastronômicas basta seguir meu Instagram: @TolentinoNeto AQUI e o Facebook: Blog Marido na Cozinha AQUI 



Comentários no Facebook

Sitevip Internet