Olhar Conceito

Domingo, 05 de maio de 2024

Colunas

Cuidado com as crianças

Autor: Fernando Martins - Especial para o Olhar Conceito

29 Jun 2013 - 14:37

Dizem que os filmes de terror não são para crianças. Eu discordo! Embora minha mãe sempre censurasse meu gosto por filmes de medo (ela denomina o gênero como porcaria), eu cresci assistindo-os livremente pela TV aberta. Lembro que quando estava na sétima série, o filme A Cidade dos Amaldiçoados (1995) passou na sessão Tela Quente, da Rede Globo. No dia seguinte, eu e os colegas de escola ficamos comentando sobre os mistérios da história que envolvia, nada menos que, crianças.

A história narra o que acontece após uma pacata cidade no interior dos Estados Unidos sofrer um estranho incidente que fez todos os moradores adormecerem do nada durante horas. Como não bastasse, depois de algumas semanas, as mulheres descobriram estar grávidas, até mesmo as virgens. O caso chegou aos ouvidos das autoridades americanas que decidiram acompanhar as gestações de perto. Algumas mulheres recorreram ao aborto e apenas oito optaram em dar à luz.




Os bebês nasceram no mesmo dia e horário e tinham características semelhantes. Segundo os cientistas, as crianças pertenceriam ao mesmo pai. Já crescidos, os garotos e garotas começam a sofrer com o preconceito e o medo dos moradores. Mas, com toda a razão. Essas crianças especiais têm o poder de matar quem quiser apenas com o poder da mente. Ninguém é poupado: mãe, pai, irmão. Quem ousar mexer com qualquer um deles pagará na pele pela ousadia.

A Cidade dos Amaldiçoados é um remake de um filme homônimo de 1960 e rendeu pequenas polêmicas. A Igreja Católica, por exemplo, torceu o nariz pelo fato da trama mostrar uma mulher virgem tendo um filho e, curiosamente, esse foi um dos últimos trabalhos que o ator Christopher Reeve (o eterno Superman) realizou antes de seu acidente durante passeio de cavalo que o deixou tetraplégico. Crianças assassinas sempre apareceram em filmes de terror. Nesse caso, elas faziam jus à Lei de Talião. Em certa cena, a mãe de umas das crianças, sem querer, oferece à filha uma sopa quente.

Indignada com o descuido, ela faz a mãe colocar a mão dentro de uma panela com água fervendo. Essa é uma das várias mortes que ocorrem durante o filme. Vale a pena conferir!

Comentários no Facebook

Sitevip Internet