Olhar Conceito

Terça-feira, 14 de julho de 2020

Colunas

Coluna Dicas de Saúde: Exames complementares

Autor: Marcelo Sandrini

08 Jul 2015 - 13:30

Reprodução

Exames complementares, como o próprio nome diz, são complementares. Hoje há sobrevalorização dos mesmos, levando a população à ansiedade desnecessária quanto aos mesmos. Bem indicados, os exames complementares diversos, laboratoriais, radiológicos, ultrasonográficos, tomográficos são de valia para diferenciar hipóteses diagnósticas, para acompanhamento eficácia do tratamento e controle de
curas.

Mas, infelizmente, exames são onerosos e com a cada vez mais rápida incorporação de novas tecnologias, em ritmo alucinante, os custos da medicina estão se aproximando do proibitivo, sendo a segunda causa de pressão inflacionária no mundo moderno.
Somos sempre surpreendidos em consultório com o paciente que chega e “doutor, vim aqui para o senhor pedir um exame para mim”. É triste, pois não existe exame ou medicação que substitua o bom relacionamento médico paciente, e em boa parte veremos que a banalização do relacionamento médico-paciente advém da crença de que exames são mais fidedignos, acurados, que as relações humanas.

Lembremo-nos, exames não curam ninguém, somente através de um bom relacionamento entre os familiares e a equipe médica que assiste o enfermo é que se é capaz de aperfeiçoar o tratamento do
mesmo.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Conceito. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Conceito poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

Redes Sociais

Sitevip Internet