Olhar Conceito

Segunda-feira, 06 de maio de 2024

Colunas

Semana do luxo: a temporada de Alta Costura - Outono-Inverno 2014

Essa semana, desde o dia primeiro até o dia 4f, oia temporada de Alta Costura Inverno 2014, em Paris. Para quem não sabe “Alta Costura” é um termo patenteado que designa um nicho específico de altíssimo luxo no mercado da moda. Para uma grife poder designar suas criações de “alta costura” é preciso obedecer a uma série de padrões estabelecidos, que são revisados anualmente, pelaChambreSyndicale de la Haute Couture.



A alta Costura é única e exclusivamente produzida em Paris por oficinas também exclusivas para esse tipo de trabalho. As peças de alta-costura também são exclusivas e construídas com extremo primor, com trabalhos manuais e artesanais riquíssimos e detalhados em confecções que demandam até 200 horas dedicadas a uma única peça.



Uma das novidades da temporada de inverno deste ano é que a dupla holandesa Viktor e Rolf foi readmitida após 13 anos de ausência como membros da alta costura pela ChambreSyndicale de la Haute Couture. Segundo a WWD, metade das peças do desfile, que contava com 20 looks (uma para cada ano de existência da marca que naseu em 93), já estavam vendidas a um comprador não identificado antes mesmo de irem para passarela.



Foi também o revival da marca Schiaparelli (de Elza Schiaparelli, estilista que teve forte influenciasurrealista da década de 30, conhecida como rival de Coco Chanel), que teve á frente criações do estilista Christian Lacroix.Segundo a jornalista de moda Lilian Pacce, os detaques da temporada são: a cor verde- esmeralda que apareceu com frequência, vestidosultrasexys com brilhos, transparências e silhueta justa e ainda muitas referências étnicas.

Para quem se interessa pelos detalhes primorosos das criações da Alta Costura, o Portal FFW possui uma ferramenta de super zoom que nossos olhos agradecem. Lá tem fotos do lineup completo da temporada. (http://ffw.com.br/noticias/moda/temporada-de-alta-costura-inverno-201314-comeca-no-domingo-veja-o-line-up/) E também tem o top 5 de belezas para inspirar! (http://ffw.com.br/noticias/beleza/ctrlc-ctrlv-as-5-belezas-mais-inspiradoras-da-semana-de-alta-costura/)

Ainda pegando essa “onda” do que é luxo, tomei a liberdade de transcrever trechosque coincidentemente tinham tudo a ver (até os títulos) de 2 livros que li essa semana, uma deles é o “Evangelho de Coco Chanel – Lições de vida da mulher mais elegante do mundo” da escritora Karen Karbo e o outro, “Reflexões sobre Moda” (Volume 1) do professor e pesquisador João Braga.



Sobre elegância

“Coco disse: quando eu falo de elegância estou falando de luxo. O luxo precisa ficar invisível, mas precisa ser percebido. O luxo é simples; é o oposto de complicação. O luxo é uma necessidade que começa onde a necessidade termina. Algumas pessoas acham que o luxo é o oposto da pobreza. Não é. É o oposto da vulgaridade. O luxo é o oposto do status. É a capacidade de ganhar a vida sendo você mesma. É a liberdade de recusar viver de acordo com o hábito. Luxo é liberdade. Luxo é elegância.” (O Evangelho de Coco Chanel de Karen Karbo)

Sobre o luxo

“...ao estarmos já no século XXI, a palavra “luxo” também ganhou outras conotações e, agora, agrega preceitos até então fora das tradicionais premissas, tais como a valorização de uma consciência e atitude ecológicas, a liberdade de utilização do tão escasso tempo, a prioridade da tranquilidade, da segurança, do conforto, da praticidade, do silêncio, da simplicidade, do autodomínio, da qualidade de vida, do respeito á diversidade cultural, do bom humor, da boa reputação, da valorização das virtudes da ética, do compromisso social, do respeito ao semelhante, da convivência coletiva pacífica, da educação, do lazer, da distração, da introspecção, da espiritualidade e da paz. Tudo isso se sobrepõe às aparências (e principalmente ás falsas aparências) e ao acúmulo de objetos e riquezas. (...) Na contemporaneidade, o luxo está mais associado a ser e manter-se, do que a ter e se exibir.” (Reflexões sobre Moda - Vol. 1 de João Braga)

Comentários no Facebook

Sitevip Internet