Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Colunas

Cirurgiã Dentista explica porque é preciso escovar os dentes antes de dormir

Arquivo Pessoal

Ao dormir, a saliva diminui, tornando o ambiente perfeito para as bactérias agirem mais rapidamente.

Em alguns momentos, na correria do dia a dia, uma escovada nos dentes pode passar batido, ou ate mesmo pela manha quando o despertador não tocar e você estiver atrasado para o trabalho. Nada disso é recomendável, mas, ao se tratar de higiene bucal, a única escovação que nunca pode ser esquecida é a noturna.

Ao dormir, nossa saliva diminui, fazendo um ambiente perfeito para as bacterias agirem mais rapidamente, formando a placa, o que pode levar às caries e a doença periodontal, além disso, quanto mais tempo a placa ficar em um lugar, mais provavelmente ela se tornara tártaro. Em outro ponto é que o flúor do creme dental se mantem por mais tempo nos dentes durante a noite. A ultima escovação é a mais importante de todas, pois o conjunto de acões mecânicas de uso do fio dental e escova com creme dental fluoretado, diminui o índice das bactérias no período noturno por um tempo prolongado, pois a boca fica com menor índice de bactérias agressivas.

A escovação noturna inclui passar o fio dental, escovar os dentes e limpeza da língua com limpador de língua, por ultimo enxaguante bucal se houver indicação de um dentista. E não pense que, se por algum motivo, não deu para escovar os dentes antes de dormir, vale fazer a higienização assim que acordar.

--

*Sandra Botti Lotufo é cirurgiã-dentista, graduada em odontologia, especialista em tratamento dos disturbios do sono (ronco e apneia do sono), tratamento de halitose, em odontopediatra e estética dental.

Comentários no Facebook

Sitevip Internet