Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Colunas

Coluna Bem Estar fala sobre as formas de prevenir o câncer: fatores ambientais

Arquivo Pessoal

Quem já não ouviu alguém comentando que tem muita probabilidade de ter câncer pelo histórico familiar e coloca todas as energias na influência genética na formação do câncer??? Pois bem! Eu vos digo que já é sabido através de estudos que 80% a 90% dos casos de câncer estão associados a fatores ambientais.

Isso significa que podemos então prevenir tumores? A resposta é sim desde que tenhamos um estilo de vida saudável e voltado para a prevenção. De acordo com informações da Sociedade Americana do Câncer “cerca de um terço das mortes por câncer tem relação, de alguma forma, com a quantidade de alimentos que ingerimos, o tipo de comida que escolhemos todos os dias e o quão ativos somos em nossa rotina.”

Somos a geração mais “gorda” dos últimos tempos e observamos o crescimento desenfreado dos cânceres após o advento dos fast foods e dos alimentos industralizados. As células de gorduras são verdadeiros arsenais inflamatórios, alterando padrão da secreção de hormônios e estimulando o desenvolvimento de células tumorais. Podemos citar de exemplo o estrogênio e a insulina. Na linha de frente aos tumores relacionados principalmente a alimentação encontramos os tumores de mama, esôfago, endométrio, pâncreas e rins.

Por mais que a medicina oncológica tenha avançado e que as terapias estejam cada vez mais pesquisadas ainda sim o câncer é a doença que mais mata. Hipócrites, pai da Medicina já dizia que o “ALIMENTO SEJA SEU REMÉDIO” e por muito tempo assim o foi. A nutrição funcional é a maior aliada ao combate aos tumores. Muitas vezes não sabemos que podemos ter os maiores quimioterápicos dentro da nossa própria casa.

Fibras, alimentos ricos em vitamina C, Omega 3, antocianinas são aliados no combate ao câncer. Não tem erro! Tenha em casa pratos ricos em proteína, o colorido da salada e das frutas que, associado a um estilo de vida saudável como controle do estresse e prática de atividade física que a mudança do padrão de seu DNA pode ocorrer!

Saibam que hoje conseguimos saber que nascemos com a predominância de um gene para determinado tipo de câncer, porém conseguimos alterar sua expressão com padrões de alimentação e hábitos de vida saudáveis! Para que entendam a abelha rainha vive 5 anos a mais do que a abelha operária por consumir geléia real. As duas possuem o mesmo DNA mas consomem alimentos diferentes! Vamos parar para pensar??

*Laryssa Moraes é médica da clínica Personalle, Pós graduada em nutrologia e nutrição clínica. Escreve semanalmente para o Olhar Conceito, as segundas-feiras.

Comentários no Facebook

Sitevip Internet