Olhar Conceito

Sexta-feira, 03 de maio de 2024

Colunas

Pequenas marcas brasileiras ganham o mundo apostando na brasilidade

Autor: Especial para o Olhar Conceito – Bianca Poppi

09 Ago 2013 - 16:00

O e-commerce “No just a label” começou a oferecer a partir desta última quarta-feira (07) a label “Ponto Zero”, onde as marcas brasileiras Helen Rödel, Gralias, Cynthia Hayashi, Der Metropol, Spirodiro, Karin Feller, Trendt, e Gabriela Sakate serão comercializadas para o mundo.

Para o mundo, porque o e-commerce é o paraíso de pequenas marcas de criadores de todo o globo, a qual é alimentada pelo criador e olheiro Stefan Siegel, que viaja por todos os cantos frequentando desfiles e eventos de moda à procura de jovens talentos. Além do e-commerce, o portal “Not just a label” também oferece uma lista de faculdades de moda e ofertas de emprego. (Clique aqui e acesse o site)



Para os criadores é positivo, pois além da divulgar e agregar valor à suas marcas – afinal estão num portal que é referência no quesito, novos talentos a nível global – ainda é uma oportunidade para testar os produtos no mercado internacional.

A comercialização das marcas brasileiras como “Ponto Zero”, na verdade é uma extensão do projeto de mesmo nome que acontece no evento anual “Casa de Criadores”. Onde alunos selecionados por faculdades de moda apresentam-se em um desfile coletivo para um júri especializado, que tem Stefan Siegel chegou como um dos jurados. O vencedor ganha lugar no Projeto Lab: a categoria que reúne e apresenta esses novos talentos na Casa de Criadores.

A campeã da temporada outono-inverno 2013 do Ponto Zero na Casa de Criadores, foi a marca Gralias, de Graziella Cavalcanti e Julia Guglielmetti, ambas ex-alunas da Faculdade Santa Marcelina. A coleção intitulada de “¿Y El Toro?“, possui várias texturas e trabalhos manuais.




Sigo a designer Helen Rödel no facebook (sou fã do trabalho dela, acho que já falei sobre isso. rs) e vi que ela postou um texto falando sobre essa nova experiência, gostei e tomei a liberdade de copiar aqui: 

“Quando se é um jovem empreendedor com uma crença virtuosa em sua própria oferta, ir ao mundo para fazer-se conhecer é um desafio dos mais deleitosos. Creio firmemente pertencer ao mundo antes de ser brasileira, porém estar associada ao meu país faz-me forte, corajosa e orgulhosa, sobretudo quando fora dele. Reside aqui uma dicotomia graciosa entre pertencer, ser ufana, e não acreditar em fronteiras e cumprir sua condição primeva de terráqueo.

Tudo que se passa é precedido e sequencia uma cadeia de acontecimentos.

Me explico em poucas linhas: desfilar no Dragão Fashion Brasil me fez conhecer André Hidalgo que me levou à Casa de Criadores, que me trouxe Evilásio Miranda. Vila comanda o núcleo Texbrasil, um projeto da Abit e Apex. Estes junto à Casa de Criadores e Mercado Mundo Mix criaram o Ponto Zero Showcase, iniciativa que suporta a internacionalização de jovens marcas brasileiras.

Neste julho o projeto levou a mim e mais 7 criadores à Londres e Paris em ações que promoveram, comercializaram e celebraram nossa moda, bem como o próprio Brasil.



O que me foi concedido por esta iniciativa, a despeito destas divagações, assim foi: fazer com que meu trabalho simplesmente circule por esta terra farta de gente. E isto está sendo precioso! Para tal, também foi imprescindível receber conhecimento por meio de consultorias especificas para as necessidades relativas ao desafio. Sim, isto é um desafio!

Junto a todos que estão comigo neste projeto, tenho fantásticas conversas que me permitem perceber os olhares de cada um a respeito de seus trabalhos e posicionamento de suas marcas. Estas conversas são, em realidade, um fórum bastante vivo e informal no qual florescem respostas para inquietantes e novas possibilidades de empreender na moda, novos negócios sob novas formas.

Continuidade é imprescindível para o crescimento e aperfeiçoamento do projeto Ponto Zero Showcase porque nenhum dos desafios encontrados é de óbvia solução. Acredito fortemente que os novos mercados destino da moda internacional (como é o caso do Brasil) que investirem na qualidade de seus produtos crescerão porque têm o fôlego criativo de um grito de libertação pelo qual muitos esperam.”

(publicação da designer Helen Rödel em seu perfil no facebook em 08/09/201)

Comentários no Facebook

Sitevip Internet