Olhar Conceito

Sexta-feira, 03 de maio de 2024

Colunas

Ervas aromáticas: O tomilho e sua versatilidade culinária

Autor: Especial/Olhar Conceito - Carlos Alberto Balbino

14 Ago 2013 - 15:00

O Tomilho é uma planta semi-arbustiva, com caules rasteiros, folhas e flores pequenas (rosadas ou brancas), e um aroma forte e intenso. A sua mais antiga referência vem-nos da Suméria, onde já no terceiro milênio antes de Cristo (3000 a.C.) era utilizado com fins medicinais. Seu principal uso no antigo Egito era como medicamento e, também como um dos ingredientes no embalsamento das múmias.

Existem fortes indícios que os Gregos se perfumavam com o tomilho e, segundo uma lenda, Platão devia sua eloquência ao fato de abelhas do monte Himete (que produziam um delicioso mel de tomilho), ter pousado em seus lábios. Os antigos romanos tinham o hábito de espalhar tomilho pelo chão para perfumar a casa e queimavam os seus ramos para afastar os maus espíritos (ou os demônios). Com ele, também decoravam os seus queijos.

Seu nome científico é "Thymus vulgaris" sendo que thymus vem da palavra grega thymon que significa "coragem". Além de planta símbolo da coragem, também é conhecido como a planta da “atividade”, “bravura”, “felicidade”, “energia” e “afeto”“.

Nas fábulas sobre fadas conta-se estas e outros seres maravilhosos semelhantes a elas, dormem em camas feitas com tomilho. Outro dito lendário fala que foi numa cama feita com ramos de tomilho colhidos nos campos junto a Belém, na Palestina, que Maria deu à luz ao Menino Jesus.

Quanto ao seu uso culinário será existe, ainda, alguém que nunca tenha usado o tomilho? Certamente que não. Quer fresco ou seco, seu sabor ligeiramente picante com um toque de cravo, canfora e menta faz maravilhas no tempero de saladas, marinadas, molhos, assados, grelhados e tantos outros pratos como sopas, peixes, guisados etc.. Vai muito bem com carnes gordas porque as torna mais digestivas. Além desta gama de usos o tomilho salienta o sabor de outras ervas aromáticas sendo que quando associado à Salsinha ou a Sálvia produz excelentes resultados. Suas características gustativas faz com que seja considerada como um substituto “saudável” ao sal para as pessoas com restrições ao uso deste condimento. Ou seja, mesmo sem o uso do sal os alimentos temperados com tomilho ficam muito saborosos.

Enfim, de todas as ervas aromáticas o tomilho é uma das mais ecléticas, possui comprovadas atividades medicinais, realça os sabores de outras ervas, como dito ao final, ainda substitui em muitas situações o sal. São estes atributos que permite o seu uso em praticamente todos os tipos de pratos. Até a próxima semana quando nesta coluna será obordado o uso do alecrim.

EXPERIMENTE O PODER DO TOMILHO NO PREPARO DA RECEITA ABAIXO DE CARRE DE CORDEIRO



INGREDIENTES
(para 4 pessoas)

1,5 kg de carré de cordeiro cortado uma a um
Ramos de tomilho fresco
Azeite de oliva extra virgem à gosto
Sal e pimenta do reino à gosto
Uma taça de vinho branco seco
Uma colher de manteiga
Pitadas de noz-moscada

PREPARO

Tempere o carré de cordeiro com o vinho branco, a pimenta, a noz moscada e o tomilho. Deixe descansar por cerca de duas horas para pegar gosto dentro de uma bandeja. Aqueça uma grelha em fogo alto, unte com a manteiga e acomode os carrés temperando com o sal. Sele cada peça por cerca de 3 minutos cada lado e reserve.

Prepare o acompanhamento: leve batatas pequenas com casca ao forno temperadas somente com sal por cerca de 20 minutos e ainda coloque vagens verdes em água fervente para cozinhar rapidamente por cerca de um minuto e em seguida leve a uma frigideira com manteiga e sal e salteie mexendo por mais um minuto. Leve os carrés de volta a grelha por um minuto cada lado e sirva acompanhado da batata e da vagem decorado com o tomilho e regado com o azeite de oliva.

Comentários no Facebook

Sitevip Internet