Imprimir

Colunas

Cirurgiã dentista fala sobre a odontologia na pequena infância

Sandra Botti Lotufo

O sorriso de um filho é tudo aquilo que os pais desejam como recompensa para cada esforco feito no dia-a-dia.

Éentre os seis e oito meses de vida que este sorriso comeca a ganhar nvos componentes, os dentes, que vão inspirar cuidados dos pais ate que as criancas crescam e se tornem independentes o suficiente para fazer isso sozinhas.
Para que seu filho se habitue e se acostume com a higiene bucal, a recomendacao é que antes mesmo dos primeiros dentes,comece a ser realizada.

Os primeiros dentes de leite que irao surgir sao os incisivos centrais inferiores e, depois os superiores. É bem comum que, nesta fase de surgimentos dos dentes, as criancas babem mais. Isso acontece porque a producao de saliva aumenta devido ao amadureciemtno das glandulas salivares. Além disso, os pequenos ficarao incomodados, manhosos e iritadicos, ja que o processo é dolorido e coca bastante. é normal que os pequenos fiquem febril ou ate mesmo ttenham diarreia.

Para aliviar os sintomas, os mordedores sao boas opcoes. Manter esses brinquedos sempre limpos e esterilizados em agua fervente é importante.

A higienizacao dos primeiros dentes ainda deve ser feita com gaze ou fralda umedecida, passando pela lingua e bochecas. Aproveite o momento para massagear a gengiva da crianca, provocando alivio e realxamento.

A denticao decidua vai estar completa ate os tres anos de idade. No total sao 20 dentinhos.

Quanto mais dentes, mais atencao e cuidado. Por isso, a essa altura, a escova ja comeca a fazer parte da rotina.

A alimentacao tambem tem um papel fundamental no desenvolviemnto da denticao dos perquenos, pois ela é um estimulo para a amstigacao, funcionando como um exercicio muscular e osseo.

As mamdeiras noturnas sao a porta de entrada para as caries de mamadeira. Durante o sono a salivacao diminui, o leite fermenta dentro da boca dos pequenos.

Se voce optar pelo uso das chupetas, prefira as chupetas ortopedicas. Os dois modelos produzem alteracao nos arcos dentais e na musculatura facial da crianca. O uso deve ser feito ate os dois ou tres anos de idade, pois assim alguns dos efeitos negativos provocados por ela tendem a ser revertidos.

*Sandra Botti Lotufo é cirurgiã-dentista, graduada em odontologia, especialista em tratamento dos disturbios do sono (ronco e apneia do sono), tratamento de halitose, em odontopediatra e estética dental.

Imprimir