Imprimir

Colunas

Cirurgiã dentista fala sobre endocardite bacteriana

Sandra Botti Lotufo

A Endocardite Bacteriana é uma doença comum, que causa alto índice de mortalidade. Trata-se de uma infecção do coração ou das válvulas do coração é uma de suas causas é a má conservação dos dentes.

A Endocardite Infeccciosa ocorre quando há presença de micro-organismos, como bactérias, no fluxo sanguíneo e estas encontram tecidos cardíacos danificados, ou válvulas cardíacas anormais, onde podem se multiplicar livremente, causando uma infecção.

A febre reumática também ocorre devido à alta incidência de cáries nos dentes e de doença periodontal. A Febre Reumática surge a partir de uma infecção na garganta mal tratada, na infância.

Outro fator que aumenta as chances de desenvolver a doença é a presença de cáries. Sabe-se que os procedimentos para o tratamento da cárie podem causar a passagem das bactérias para a corrente sanguínea. Essas bactérias, por sua vez, podem causar endocardite em pessoas predispostas. Algumas doenças periodontais, como gengivite e periodontite, também aumentam o risco dê endocardite. A gengiva deve ter a coloração rósea claro, não sangrar quando escovar os dentes, não apresentar inchaço e ter boa aderência aos dentes.

Pessoas sem dentes correm o risco de ter essa doença , principalmente, a causada por fungos de quem usa dentadura, deve ser limpa após as refeições, usando escova e pasta dental. O dentista deve ser procurado para avaliar as mucosas e os ossos adjacentes, através de radiografia.

Como medida preventiva contra a endocardite bacteriana devemos reduzir as bactérias da cavidade bucal a fim de minimizar a inflamação dos tecidos moles e bacteremia. Estudos indicam que bacteremia ocorre com mais frequência em pacientes com doença periodontal do que naqueles sem a doença.

*Sandra Botti Lotufo é cirurgiã-dentista, graduada em odontologia, especialista em tratamento dos disturbios do sono (ronco e apneia do sono), tratamento de halitose, em odontopediatra e estética dental.

Imprimir