Imprimir

Colunas

Cirurgiã dentista fala sobre como surgem as aftas

Sandra Botti Lotufo

As aftas são lesões ulceradas que surgem na boca, gengiva e língua. Podem acontecer apenas uma vez ou ser recorrentes.

Cerca de 10% da população possui aftas, e elas acometem mais as mulheres por causa dos fatores hormonais. Existem três tipos: a afta traumática, que ocorre em pessoas que usam aparelho ou prótese dentária mau ajustada e sofrem algum trauma na hora da alimentação; a afta alérgica, que surge após uma alergia alimentar ou é uma reação à algum medicamento; e há também aquelas que são manifestações de doenças sistêmicas.

A cicatrizacao não leva mais de duas semanas e geralmente não deixa marcas.

Surge como uma mancha vermelha que em pouco tempo evolui para uma ferida arredondada, recoberta por uma membrana esbranquiçada, amarela ou acinzentada. Quando a dor diminui, está ocorrendo a cicatrizacao que leva no máximo duas semanas.
Apesar de pequena, as aftas são dolorosas, provocam ardência e deixam a área avermelhada.

Quando ocorre a ulceração, podem ocorrer lesões com bolhas. Por estarem em uma área muito delicada, seu rompimento ocasiona bastante desconforto, o que piora quando o indivíduo ingere alimentos quentes ou picantes . Em casos graves, surge a febre, inflamação dos gânglios do pescoço e uma sensação geral de mal estar.

Para impedir o aparecimento das aftas, o melhor a fazer é manter uma higiene oral adequeada, utilizando antissépticos bucais. Recomenda-se consumir vitaminas que sejam capazes de melhorar a imunidade. Manter uma atividade física e controlar o estresse também é importante, pois a s aftas podem ter como causa problemas emocionais.

O objetivo do tratamento é aliviar as dores e acelerar a cicatrizacao das aftas. Antissépticos bucais são recomendados para eliminar as bactérias e os anestésicos para diminuir a ardência.

Além disso é preciso fazer às refeições com alimentos leves, evitando os picantes , ácidos e quentes.

*Sandra Botti Lotufo é cirurgiã-dentista, graduada em odontologia, especialista em tratamento dos disturbios do sono (ronco e apneia do sono), tratamento de halitose, em odontopediatra e estética dental.

Imprimir