Imprimir

Colunas

Cirurgiã dentista explica como a mastigação incorreta pode fazer você ganhar peso

Sandra Botti Lotufo

A importância da mastigação correta , os dentes em bom estado e as articulações eficientes interferem positivamente, beneficiando o processo digestivo e o seu corpo.

A mastigação é a fase inicial do processo disgestivo, sua função é a mecânica que tem como característica a constante participação da mandíbula com o auxílio dos dentes, permitindo a mistura do bolo alimentar com a saliva. Por ser iniciado pela boca, podemos afirmar que a mastigação é a função mais importante nesse processo.

Por muitas vezes a forma correta é ignorada, resultando em diversos problemas como: desgaste excessivo dos dentes e ossos maxilares, ganho de peso, má digestão, dor de estomago, entre outros. Os movimentos comuns da mastigação, em primeiro lugar, servem para fragmentar os alimentos. Quanto menor for a partícula mais aproveitamos e saciedade teremos, pois o alimento bem triturado auxilia no processo de digestão e absorção, correspondendo às necessidades de nutrientes e vitaminas que nosso organismo exige.

Com a mastigação inadequeada o alimento não é triturado o suficiente e pedaços maiores sendo ingeridos sobrecarregam o estomago que, por sua vez, digere com ineficiência.

O posicionamento e alinhamento correto dos dentes e da mandíbula são muito importantes nesse momento, pois, sendo eficientes, garantem a longevidade de toda a estrutura bucal, melhor aproveitamento do alimento e maior conforto no dia a dia.

A maneira mais comum de adequar sua mordida é com o uso de aparelho ortodôntico.

Fonte: megasorriso.com.br

--

*Sandra Botti Lotufo é cirurgiã-dentista, graduada em odontologia, especialista em tratamento dos disturbios do sono (ronco e apneia do sono), tratamento de halitose, em odontopediatra e estética dental.
Imprimir