Olhar Conceito

Sexta-feira, 17 de maio de 2024

Notícias | Política Cultural

Formação Profissional

Voluntárias oferecem curso de bordado em chinelos para adolescentes do Pomeri

Foto: Davi Valle

Voluntárias oferecem curso de bordado em chinelos para adolescentes do Pomeri
Onze adolescentes do socioeducativo de Cuiabá receberão uma oportunidade de formação profissional por meio de um curso de “Bordados em Chinelos”, que será ministrado voluntariamente pela agente socioeducadora Rosineide Araújo e sua filha Patrícia Araújo. O curso tem duração de um mês e será realizado uma vez por semana. Os adolescentes residem na Gerência de Internação Provisória e Internação Feminina do Centro de Atendimento Socioeducativo de Cuiabá (Case). Cada aula tem duração de quatro horas.


Leia mais:
Rondonopolitana selecionada para o Bolshoi Brasil pede ajuda financeira para continuar na escola
Estudantes recebem treinamento para mediar exposição de Irigaray e professores podem participar de formação

O trabalho promovido pela Superintendência do Socioeducativo de Mato Grosso busca dar oportunidade de qualificação aos adolescentes, atendendo ao que está prescrito na legislação de direitos infanto-juvenis, em especial a que se destina ao adolescente em conflito com a lei no cumprimento de medida judicial.

“A Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, pasta a qual a superintendência é ligada, entende que a melhor formação profissional é aquela vinculada à educação formal regular, compreendendo a educação compulsória, direito público subjetivo. Entretanto ações como esta, que indicam compromisso de servidores com bons resultados e com a recuperação destes adolescentes, mostram que toda e qualquer ação direcionada ao bem estar destes cidadãos tem resultados positivos”, defendeu a gestora do Socioeducativo, Anna Marcia Cunha.

A ação vai de encontro com os preceitos do Governo Estadual, que tem realizado uma série de melhorias no Sistema Socioeducativo. Uma delas foi a implantação do Plano Decenal de Atendimento Socioeducativo de Mato Grosso (2015-2024), aprovado pelo Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca-MT).

Plano Decenal

O Plano Decenal é um instrumento de verificação dos controles interno e externo do Estado, bem como do próprio controle social. Para os próximos 10 anos foram estabelecidos quatro eixos de execução de políticas na gestão do atendimento socioeducativo: qualificação do atendimento, participação cidadã e autônoma dos adolescentes, fortalecimento dos sistemas de justiça e segurança pública.

A credibilidade da atual gestão nesta área fez com que o Poder Judiciário anunciasse em 2015 um investimento de R$ 20 milhões na construção de novas unidades que atenderão o Sistema Socioeducativo de Mato Grosso, área de responsabilidade da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh). “O investimento que será feito pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso atesta a credibilidade que conseguimos junto à população e aos nossos parceiros”, analisa o titular da Sejudh, Márcio Dorilêo.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet