Olhar Conceito

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Notícias | Artes visuais

a partir de quarta

Vídeo-instalação e documentário fazem parte da mostra Irigaray Arte Cidade

Foto: Reprodução

Vídeo-instalação e documentário fazem parte da mostra Irigaray Arte Cidade
A exposição Irigaray Arte Cidade, que começa na próxima quarta-feira (27), contará, além das obras do homenageado e de outros sete artistas, com uma vídeo-instalação e um documentário idealizados especialmente para a mostra. A programação ainda terá oficinas e um ciclo de debates sobre a arte contemporânea.

Leia mais:
Estudantes recebem treinamento para mediar exposição de Irigaray e professores podem participar de formação
Palácio da Instrução recebe exposição em homenagem a Irigaray e com outros 7 artistas

Idealizado por Carol Marimon, João Carlos Fincatto e Theodora Charbel, o vídeo (Con)Fusão Arte Cidade une novas e velhas formas para criar novos sinais na paisagem urbana. A instalação une imagens e depoimentos de convidados, que ressignificam o conceito urbano-artístico.

“O vídeo se traduz em imagens do centro histórico, com sobreposições das obras. Eles surgem nos muros e janelas desgastadas pelo tempo, no horizonte, em nossa direção. Os artistas estabelecem um diálogo conosco também nos depoimentos ao tratar da fusão da arte com a cidade”, explica.


Equipe que idealizou a vídeo-instalação (Foto: Reprodução)

Já o documentário ‘Clovito’, resultado do Trabalho de Conclusão de Curso de Comunicação Social com Habilitação em Radialismo da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) de Isabella Marimon, tem como objetivo divulgar um dos artistas mais influentes e renomados do estado.

“Uma personalidade que está na história como pioneira das artes modernas, o único artista plástico a representar o índio como forma de protesto. Sem contar o seu layout irreverente, que choca e foge aos padrões do ser comum”, arremata a cineasta.

Vídeo e documentário, além das obras de a Babu Seteoito, Elias de Paula, Heitor Magno, Luís Segadas, Marcus Levy, Rai Reis, Renato Campello e do homenageado Irigaray, poderão ser conferidas no Palácio da Instrução a partir das 19h30 do dia 27.



Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet