Olhar Conceito

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias | Literatura

para estudantes

Concurso de redação promove discussão sobre envelhecimento e tem viagem a Fortaleza como prêmio

Foto: Reprodução / Ilustração

Concurso de redação promove discussão sobre envelhecimento e tem viagem a Fortaleza como prêmio
“Como eu quero envelhecer?”. Essa é a pergunta que jovens estudantes devem responder no concurso de redação organizado pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SGBB). A melhor resposta, dada em um texto de 20 a 30 linhas, ganhará uma viagem à Fortaleza com acompanhante e Day use no Beach Park, e será lida na abertura do congresso de profissionais especialistas e interessados no tema envelhecimento e saúde da pessoa idosa, o 20º Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia.

Leia mais:
Professor lança livro com poemas que recebeu dois dias antes da morte do autor
Curso gratuito orienta novos escritores mato-grossenses a como tornar sua literatura rentável

De acordo com a assessoria, o concurso é nacional e podem se inscrever gratuitamente, até o próximo dia 29 de fevereiro, alunos matriculados no 1º e 2º ano do Ensino Médio. O objetivo é proporcionar aos jovens uma reflexão sobre o futuro. Os trabalhos serão avaliados por uma Comissão Julgadora formada por especialistas em Gerontologia.

Segundo a Sociedade organizadora, atualmente cerca de 15 milhões de pessoas estão acima dos 60 anos de idade, e cerca de quatro milhões estão inseridos no mercado de trabalho. Apesar disso, ainda existe o mito de que envelhecer é tornar-se inútil, doente, e somente chegar mais perto da morte.

“Queremos mostrar que o envelhecimento não é a via final. Que a expectativa de vida aumenta a cada ano e que há muito o que se viver. Ouvir os adolescentes, verdadeiros agentes do que chamaremos de idosos no amanhã, para compreender seus anseios e ouvir suas expectativas e sonhos quanto à velhice, quanto à vida é o que esperamos com este concurso”, diz a presidente do Departamento de Gerontologia da SBGG e idealizadora do Projeto, Maria Angélica Sanchez.

Para mudar este pensamento, a SBGG tem se aproximado dos adolescentes por meio das escolas: “O objetivo é despertar nos jovens o interesse pela questão fazendo com que, ao pensarem em formação profissional, tenham a clareza de que existe um público que deverá também ser alvo de seu de trabalho. Assim como despertar nas escolas a importância de inserirem conteúdos relacionados ao processo de envelhecimento em seus projetos pedagógicos”.

Neste concurso, além do prêmio para o primeiro colocado, também serão organizados os 20 melhores textos em um livro especial editado pela SBGG. A obra será disponibilizada em versão digital para as escolas interessadas em utilizá-lo como material didático.

Regulamento e outras informações AQUI. 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet