Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Literatura

com agendamento

Arquivo Público recebe grupos de estudantes para visita guiada e oferece informações históricas sobre diversos temas

Foto: GCOM-MT

Arquivo Público recebe grupos de estudantes para visita guiada e oferece informações históricas sobre diversos temas
Estudantes podem fazer visitas guiadas ao Arquivo Público de Mato Grosso, aprender sobre seu funcionamento e conhecer toda a estrutura da unidade. Foi isso que fez um grupo de alunos do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), que recebeu também uma palestra ministrada pelo gerente de Atendimento, Waltemberg Santos, e pela coordenadora de Gestão Arquivística, Lucineide Alves.

Leia mais:

Novo site do Arquivo Público Estadual disponibiliza memórias de Mato Grosso online

A superintendente do Arquivo, Vanda da Silva, também mostrou aos discentes documentos de épocas e lugares diferentes, como o primeiro Código de Postura, de 1753, da cidade de Vila Bela da Santíssima Trindade, que na época era a capital de Mato Grosso.

Os visitantes recebem luvas e máscaras para manipular os livros, além de não poder levar alimento ou água para o local de leitura, aprender a maneira correta de virar cada página e não usar flash das câmeras, tudo para a durabilidade dos documentos.

Waltemberg, gerente de atendimento, afirma que no Arquivo Público é possível realizar todo tipo de pesquisa: "não só de história, mas de diversas áreas do conhecimento, como sociologia, letras e até mesmo sobre futebol. Enfim, notícias das mais variadas”.

De acordo com a assessoria do governo, o arquivo é aberto para todos os cidadãos, brasileiro ou estrangeiro, estudante de qualquer nível de formação, pesquisadores de diversas áreas.

As visitas acontecem às quartas e sextas-feiras, das 14h30 às 16h30. Para grupos de até 30 pessoas deve ser feito um agendamento com antecedência de 15 dias por meio do endereço de e-mail arquivopublico@sad.mt.gov.br ou de um formulário que se encontra no site do Arquivo Público. Mais informações nos telefones: +55 (65) 3613-1800 ou (65) 3613-1802.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet