Olhar Conceito

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Notícias | Artes visuais

eqÜevo

Projeto premiado pela SECEL começa nesta quinta e coloca tampinhas plásticas como agente poético

Foto: Reprodução / Luis Segadas

Projeto premiado pela SECEL começa nesta quinta e coloca tampinhas plásticas como agente poético
O projeto de arte contemporânea ‘eqÜevo 31 dias’ começa nesta quinta-feira (18) no Museu de Arte e Cultura Contemporânea da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Criada pelo artista Luis Segadas, a exposição utiliza tampinhas plásticas como “agente poético, banal e global”. Ele explica:

Leia mais:
Bienal Naif do Brasil abre inscrições para artistas do estilo de todo o país
Mato-grossense é selecionado para encontro internacional de grafite e vai representar o estado

“A catação de resíduos é uma prática global. Em diferentes lugares, este olhar interessado no resto da sociedade, ainda é sinônimo de exclusão e marginalidade. Surgiu na miséria e não por alguma política pública. Por outro lado, esta cultura popular não consegue dar vazão ao volume de resíduos gerados pela indústria - desejo de consumo - que evolui em progressiva deterioração do ambiente. Ao explorar poéticas com estes insumos da contemporaneidade, o artista Luís Segadas elege a tampa plástica como o agente poético, banal e global, e pergunta: até onde o campo da arte consegue contrapor a indústria do pensamento, agindo na compreensão de uma cadeia invisível de produção/circulação onde todos participam? E você? Cata alguma coisa?”

Contemplado no edital de Artes Visuais da Secretaria de Estado de Cultura, eqÜevo terá, além da exposição, oficinas, workshops, instalações, intervenções urbanas e exibição de filmes que falam sobre a temática do lixo, como “Os Catadores e Eu” de Agnès Varda,“Lixo Extraordinário” de Vick Muniz, “TRASHED” de Jeremy Irons e “Quem tem medo da Arte Contemporânea?”, de Fernando Cocchiarale.

Depois de passar 31 dias na capital, o projeto viaja para Sinop, Rondonópolis e Barra do Garças, e ficará o mesmo tempo em cada cidade. Nos locais, haverá coleta de resíduos plásticos, especialmente as tampas coloridas. Inclusive, para entrar no evento, o ingresso são tampinhas de plástico.

A inauguração acontece nesta quinta (18), às 20h, no Centro Cultural da UFMT com apresentações de Kessidy Kess, Ana Amélia, Asid Adult Man & God’s Singers Cuiabá, Hensdon Santana, André Balbino & Eduardo Ferreira, Billy Espíndola e Theo Charbel.

Confira a programação de oficinas:

26/02 – Desenho de caricatura
Relações Fisionômicas na construção do ‘rosto’
04/03 – Desenho de observação
O desafio da representação espacial. Vamos nessa?
10/03 – Imagem digital
Domine a imagem digital dosando recursos
11/03 – Arte na redes sociais
Não existem mais fronteira na arte. O ciberespaço é um suporte de arte?
18/03 – Tecnologias Populares
O público é o “professor”. Traga suas tampinhas e vamos criar juntos

Para mais informações: (65) 9309-8008 • lasegadas@gmail.com
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet