Olhar Conceito

Notícias / Tecnologia

hoje!

Projeto do Instituto de Física cria sessão semanal de cinema para desmitificar a ciência

Da Redação - Isabela Mercuri

18 Fev 2016 - 14:33

Foto: Reprodução / Ilustração

Projeto do Instituto de Física cria sessão semanal de cinema para desmitificar a ciência
Um projeto criado dentro do Instituto de Física da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) busca aproximar o tema da população e desmitificar a ideia de que a ciência é algo distante e inalcançável. Para isso, nesta quinta-feira, será exibido no auditório do Instituto de Física da UFMT o documentário “O Tecido do Cosmos: Universo ou Multiverso?” (Brian Greene, 55min).

Leia mais:
Novidade em Cuiabá: NET une TV por assinatura, telefonia móvel e fixa e internet em uma só empresa
Aplicativo produzido em MT oferece 'personal trainer virtual' com avatares, treino customizado e variado a cada dia

Esta é apenas uma das atividades de uma ideia que surgiu em dezembro de 2015, quando os professores Alberto Sanoja e Elvis Lira da Silva perceberam que os estudantes estavam estagnados: “Vimos que os estudantes estavam sendo ‘formatados’ e não instigados a ir além”, conta Silva.

Assim, eles começaram a pensar em como trazer inquietude aos alunos, e criaram o ‘Física na Nuvem’, que agrega uma sessão de cinema por semana (aberta também à população em geral), seguida de um debate, e em que os filmes sempre falam sobre ciência.


Professores da UFMT (Foto: Da Assessoria)

Além desta alternativa, os professores também investiram no ‘Calendário Científico’, criado para valorizar grandes acontecimentos da Física para os holofotes, e os trabalhos lúdicos de grupos da universidade em escolas públicas.
Atualmente, somente a escola ‘Dione Augusta’, no CPA4, recebe os estudantes universitários, que conversam com os adolescentes ensinando a Física de forma mais lúdica e divertida, mas o projeto e estender a mais locais.

Serviço

Quinta (17)
Horário: 16h
Filme: “O Tecido do Cosmos: Universo ou Multiverso?” (Brian Greene, 55min).
Local: Auditório do Instituto de Física / UFMT
As sessões acontecem todas as quintas

Comentários no Facebook

Redes Sociais

Sitevip Internet