Olhar Conceito

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Artes visuais

Entrada Gratuita

Retratando religiosidade mato-grossense e cultura mexicana, novo barroco de Heitor Magno ganha exposição

Foto: Da Assessoria

Retratando religiosidade mato-grossense e cultura mexicana, novo barroco de Heitor Magno ganha exposição
Uma intersecção cultural entre a religiosidade mato-grossense e a cultura mexicana a partir do olhar atento do fotógrafo Heitor Magno. A exposição itinerante “Santuários” é a construção de um “novo barroco” que percorre três cidades de Mato Grosso, que antes cenário e objeto de criação, agora como ponto de exposição: Cuiabá, Santo Antônio do Leverger e Chapada dos Guimarães. A capital será a primeira parada, com estreia no dia 01 de março no Museu Histórico de Mato Grosso, a partir das 20h com entrada gratuita.

Leia mais:
Concurso estimula adolescentes a escreverem carta para si mesmos aos 45 anos
Mulheres pioneiras são homenageadas em exposição itinerante que chega ao Ganha Tempo

Por trás da lente da câmera de Heitor Magno há um observador inquieto que não se conforma com o registro da imagem pura. Um cenário, uma paisagem capturada por ele, certamente não será mais a mesma e a partir de sua inventividade, ganhará novos contornos, cores, intervenções diversas, pois Magno é um fotógrafo que desenha, pinta e cola.

Na nova série que estreia dia 1 de março, o artista fotográfico lança um olhar inusitado sobre o patrimônio sacro-histórico de três cidades mato-grossenses. Chapada dos Guimarães, Santo Antônio de Leverger e Cuiabá são contempladas com o poder de criação de Magno que já expôs em galerias de São Paulo, Londres e tem trabalhos publicados no livro Fine Art Male Photography, lançado em Nova Iorque.

A abertura da exposição Santuários, por Heitor Magno, será às 20 horas, no Museu Histórico de Mato Grosso. Especialmente para o lançamento da exposição, a música de Sidnei Duarte Quarteto, composto por Sidnei Duarte (guitarra), Igor Mariano (piano), Neto (sax) e Alex Teixeira (bateria) aguça os sentidos do público com repertório dedicado ao latin jazz.

A ideia do artista é levar o público a comungar da religiosidade folclórica do México em consonância com a realidade mato-grossense. “Fiz registro das igrejas Bom Despacho, Matriz e São Benedito em Cuiabá, de Santo Antônio, em Leverger e de Santana, em Chapada. Me amparei muito no fato de que o povo mato-grossense tem uma ligação muito forte com a religiosidade, mas extrapolei os limites culturais e geográficos ao promover a associação destes patrimônios à cultura mexicana. O resultado é a religiosidade realçada por elementos diversos”, explica.

As imagens das igrejas são incrementadas por sobreposições fotográficas, colagens de figuras de santos, anjos e desenhos, inspirados pela alegria da arte mexicana. “Fico sempre atento a novas ferramentas tecnológicas de manipulação de imagens para fazer minha arte. Uso a fotografia como base para um novo universo”.

De acordo com o curador de arte, William Gama, com a exposição, Heitor traz também à tona “novos barrocos” e signos para cada um dos templos e santos, fruto da sua sobreposição de imagens. “Ao discutir os Santuários mostra suas ocupações físicas imponentes e centrais, nos remetendo a ‘belle époque’ da ocupação católica cristã. Sempre ocupando lugar de destaque, algumas dessas igrejas existem desde os primórdios da Vila Real do Senhor Bom Jesus do Cuiabá. Junto à expedição Langsdorff em 1827, de passagem por essas terras o desenhista francês, Hercule Florence disse que estes templos estavam ali no ponto mais alto da cidade ‘coroando o topo das colinas’”.

Segundo Gama, o artista questiona vários assuntos. “Além do conjunto arquitetônico e cultural representado por cada uma dessas igrejas, oferece ao público, o seu olhar contemplativo e inusitado, cheio de formas e texturas, expondo um trabalho conciso que nos leva a reflexão de ser e estarmos ‘rodeados’ por estes objetos ricos em detalhes que contam várias passagens da nossa civilização”.

A propósito, a criatividade do artista tem lhe conferido reconhecimento mundial. A partir de postagens das suas fotografias na rede social Flickr, surgiram convites para expor seus trabalhos em publicações impressas e sites em outros países como Inglaterra, China, Japão e Estados Unidos.

Itinerância

A exposição, que tem incentivo da Secretaria de Estado de Cultura, chega também aos outros dois municípios contemplados pelas fotos da nova série. Santo Antônio de Leverger recebe a mostra Santuários por Heitor Magno entre os dias 6 de abril e 6 de maio, no Saguão da Prefeitura e logo, entre os dias 13 de maio e 13 de junho, é a vez de Chapada dos Guimarães, na Casa Azul.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet