Olhar Conceito

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Notícias | Turismo

medidas

Esforço de empresários e secretário evita fechamento de parque nacional de Chapada dos Guimarães

Esforço de empresários e secretário evita fechamento de parque nacional de Chapada dos Guimarães
A interlocução da Secretaria Adjunta de Turismo em  Mato Grosso e da Associação Pro-Desenvolvimento de Chapada dos Guimarães ajudou a evitar a suspensão das atividades do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães (a 64 km de Cuiabá) por tempo indeterminado. A medida havia sido comunicada a representantes do trade turístico e teria validade a partir desta sexta-feira, 26.

Leia Mais:

Cuiabano deixa 30 anos de trabalho estável e abre café e doceria em Chapada dos Guimarães

O veto à presença de turistas se daria por conta de problemas por falta no fornecimento de energia elétrica e ainda em decorrência da retirada do contêiner que serve para abrigar os seguranças que atuam na portaria da ‘Cachoeira Véu das Noivas’, um dos principais atrativos do parque.

Ao Olhar Direto, o secretário adjunto de Turismo,  Luis Carlos Oliveira Nigro, informou que buscou – juntamente com a superintendência do ICMbio (Chico Mendes) em Mato Grosso, medidas para sanar a situação.

Ele pontua que desde março de 2015 aguarda por parte da Procuradoria do Instituto a assinatura de um termo de cooperação que permitirá ao Governo do Estado atuar na revitalização de trilhas e na construção de uma guarita para o alojamento de seguranças na entrada do Parque. As obras chegaram a ser iniciadas, e seguia a determinações legais, mas foi suspenso em razão de determinação federal quanto à assinatura do Termo de Cooperação.

“Existe um esforço coletivo pelo Parque, é necessário que se frise isso, mas trâmites burocráticos estão emperrando as ações. Desde março de 2015 estamos aguardando por uma avaliação da Procuradoria do ICMBio para podermos assinar o documento. Sem ele, não temos respaldo para atuar”.

Ele pondera que a antiga empresa responsável pelas obras, pelo tempo de aguardo, desistiu do trabalho já que necessitou - por duas vezes - desmobilizar equipes que se preparavam para frente de trabalho. “Sem o termo de cooperação o Governo do Estado de Mato Grosso não pode realizar a conclusão da obra da portaria do Parque bem como não pode realizar a revitalização das trilhas previstas em contrato e também não pode realizar as obras no Portão do Inferno”.

A empresária da região, Lauristela Guimarães, pondera que é necessário que se adote um modelo de formatação que traga benefícios a visitantes e todos os atores envolvidos no processo de fomento de turismo. Reitera ainda quanto à necessidade de construção de um diálogo coletivo em detrimento a decisões unilaterais.

Exemplifica que em Mato Grosso do Sul a atual formatação permite que os visitantes circulem pelos parques mediante a emissão de um único voucher, mas com garantias a  uma visitação segura, agradável e de baixo impacto ambiental.

Atualmente, estão abertos à visitação o Mirante do Véu de Noiva, o Circuito das Cachoeiras, a Casa de Pedra, Cidade de Pedra e o Morro de São Jerônimo. Exceto o Mirante Véu de Noiva os demais atrativos necessitam de agendamento prévio com guias ou condutores autorizados pelo Parque Nacional. 

Em nota, “o ICMBio reconhece a importância do Parque Nacional para o turismo no estado de Mato Grosso e seu potencial para a geração de renda local. O apoio dos parceiros, universidades, associações, voluntários, do trade turístico e do governo do estado de Mato Grosso, através da Secretaria Adjunta de Turismo da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico é fundamental para o bom funcionamento da unidade”.
 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet