Olhar Conceito

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Artes visuais

quinta-feira

Exposições 'Natureza Mato Grosso' e 'Modernistas Brasileiros' chegam ao MAMT nesta semana

Foto: Reprodução / Wander Melo

Exposições 'Natureza Mato Grosso' e 'Modernistas Brasileiros' chegam ao MAMT nesta semana
Duas novas exposições chegam ao Museu de Arte de Mato Grosso nesta quinta-feira (3). Uma delas une 20 telas e quatro esculturas do artista Wander Melo, sob a temática “Natureza Mato Grosso”. A outra se volta para os modernistas do país, e reúne 40 gravuras de artistas expressivos do cenário nacional.

Leia mais:
Morre aos 66 anos o artista plástico João Sebastião Costa, o 'pintor das onças'
Exposição Irigaray Arte Cidade abre inscrições para agendamento de escolas públicas e privadas

‘Natureza Mato Grosso’ é um convite a um passeio pela visão singular que o artista plástico tem do Cerrado e do Pantanal. O projeto foi selecionado pelo edital do programa de incentivo à produção e circulação artística da Secretaria de Estado de Cultura, o Circula MT.

Dentre as referências usadas nas obras estão os tocadores de viola-de-cocho,dançarinas de siriri, heróis das cavalhadas de Poconé e caretas de Guiratinga. As esculturas impactam pelo tamanho e suas formas.

Wander trabalha a tridimensionalidade, mas sempre mantendo sua forma original expressiva, distorcida, alegre e aconchegante, “Convidam o público a tocá-las”, como destaca o crítico de arte, Laudenir Gonçalves.

Para Viviene Lozi, diretora executiva do Museu de Arte, o trabalho do artista tem relevância também por realçar a identidade mato-grossense:

“Com influência e referências no neoexpressionismo, Wander Melo expressa seus sentimentos e pertencimento nas paisagens culturais representadas na diversidade cultural existente aqui. Receber essa belíssima mostra de um artista que conseguiu de uma maneira muito particular, deixar a sua marca neste Estado, é uma honra para o Museu de Arte”, declara.

Modernistas

A segunda exposição, ‘Modernistas Brasileiros’, reúne 40 gravuras de artistas do cenário nacional. São eles: Marcelo Grassmann, Maciej Babinski, Clóvis Graciano, Cícero Dia, Antônio Carlos Rodrigues, Aldemir Martins e Tarsila do Amaral.

De acordo com a assessoria, “as gravuras que integram a exposição revelam como cada um deles esteve envolvido com o movimento, o nível de engajamento político e social, as estéticas e as técnicas utilizadas, como a serigrafia, gravuras em metal e ainda, xilogravura, enfocando entre outros, temas tipicamente brasileiros, estilizados e líricos, baseados em uma linguagem universal e vanguardista”.

Serviço

Abertura Natureza Mato Grosso
Dia 3 de março, às 19 horas, no Museu de Arte de Mato Grosso
A exposição segue até o dia 3 de abril

Modernistas brasileiros
De 3 de março a 3 de abril, no pavimento superior do MAMT
O museu fica aberto de terça-feira a domingo, das 9 às 17 horas
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet