Olhar Conceito

Sexta-feira, 17 de maio de 2024

Notícias | Política Cultural

valorização

Após 17 anos, Prefeitura de Várzea Grande empossa 18 conselheiros para o Conselho de Cultura

Foto: Rogério Florentino Pereira / Olhar Direto

Prefeita Lucimar

Prefeita Lucimar

Depois de um hiato de dezessete anos, a Prefeitura de Várzea Grande deu posse, nesta quinta-feira (3), aos conselheiros municipais de cultura da cidade. A posse dos 18 representantes, entre suplentes e titulares, foi a primeira da história (o conselho foi criado em 1999 e contabilizado em duas eleições, mas nunca houve a posse do segmento cultural).


Leia mais:
Passeio ciclístico em homenagem ao Dia Internacional da Mulher acontece em Várzea Grande
Prefeitura de Várzea Grande define programação para dia internacional da mulher

O evento de posse aconteceu às 10h30 da manhã na Casa de Artes de Várzea Grande, e todos os conselheiros receberam diplomas. Dentre eles, estavam representantes da sociedade civil, como associações artísticas e de bairros, produtores culturais e representantes do poder público.

Durante a posse, houve ainda a entrega do Plano Decenal de Cultura, de 2016-2026, com as metas estabelecidas durante a 4ª Conferência Municipal do setor, realizada no dia 20 de janeiro.

Segundo a superintendente de cultura da Secretaria Municipal de Educação, Gisa Barros, a posse dos conselheiros foi um momento ímpar: “São dezessete anos de luta da casa cultural, e a prefeita deu o devido reconhecimento a todo o trabalho feito por essa casa (...) estamos dando início ao equiparamento de Várzea Grande ao Sistema Nacional de Cultura, que nós ainda não tínhamos dado este passo”, afirmou em seu discurso.

Osmar Milan Capilé, presidente do Instituto Histórico, Geográfico, Artístico e Cultural de Várzea Grande, se disse emocionado de participar daquela solenidade: “A cultura de Várzea Grande é muito rica, nós temos aqui cantores, artistas, músicos, pintores, pessoas altamente qualificadas, e todo o reconhecimento está sendo dado nesta posse (...) [temos que fazer o] resgate da nossa cultura, das nossas tradições, sem menosprezar a cultura do outro lado do rio e de outras partes do Brasil e do mundo. Nós vamos focas na cultura várzea-grandense, nas nossas raízes índias, negras, árabes, que estão enraizadas aqui neste pedaço de continente, e todos nós temos a felicidade de realizar o sonho de tornar Várzea Grande visível”.

Representando a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, a superintendente pedagógica Gonçalina Rondon, lembrou que a cultura é a identidade de um povo: “Nós várzea-grandenses somos uma miscelânea de cultura, recebemos várias pessoas... e nós não temos aquela identidade própria, e com esse Conselho nós vamos começar a trabalhar, e cada um a valorizar os seus dons artísticos”.

Por fim, a Prefeita Lucimar Campos (DEM), se disse otimista com as posses. Em meio a histórias de sua luta por essa criação, lembrou da importância de registrar a história da cidade, como fez Ubaldo Monteiro, escritor e historiador. “É importante notar que temos raízes, histórias verdadeiras e bonitas em todos os lugares, desde os ribeirinhos até os empresários. Se crescemos na vida é pela história que a gente constrói. Cada bairro tem o seu tesouro”, afirmou.

Na próxima quinta-feira (10), às 18h, todos os empossados voltam a se reunir, também na Casa de Artes, para elegerem a nova diretoria do Conselho. Todos terão direito a voto.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet