Olhar Conceito

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Artes Cênicas

comadança

Espetáculos de dança contemporânea premiados no Circula MT chegam a Barra do Bugres

Foto: Reprodução / Da Assessoria

Espetáculos de dança contemporânea premiados no Circula MT chegam a Barra do Bugres
Barra do Bugres recebe, nesta terça e quarta-feira (22 e 23) duas apresentações de dança contemporânea do Comadança. “Sýmbolon” e “Tenho Flores nos pés” propõem uma imersão na natureza, e serão exibidos gratuitamente na Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat).

Leia mais:
Gerando quase 1000 empregos, Auto da Paixão 2016 tem novo formato e investe em ações sociais
Grupo teatral de Alta Floresta extrapola a divisa de MT e leva 'Dom Quixote' ao nordeste

Em ‘Sýmbolon’, a iconografia mato-grossense é esmiuçada de modo mais marcante, já que os movimentos revelam um universo em que dois tuiuiús escolhem uma cidade para morar, alugam uma quitinete e circulam para interagir, sentir, conhecer e se reconhecer no espaço coletivo.

Clodoaldo Arruda, diretor da companhia, explica que o espetáculo é encenado em espaço aberto e mistura linguagens de dança, teatro, intervenção urbana e land art: “São recursos para exalar reflexões e possíveis questionamentos sobre quais são as importâncias diante de uma aceleração progressiva, mais com demandas ainda gritantes”, explica, sobre as questões relativas à consciência ambiental também levantadas na obra.

O outro espetáculo, “Tenho flores nos pés” mostra dois seres que surgem em uma aldeia imaginária e precisam sair para explorar novos espaços. De acordo com a assessoria, o cenário composto de tecidos sobrepostos, ora iluminados para receber a sombra dos bailarinos e seus movimentos, ora utilizado para refletir imagens de várias “aldeias” representadas por fotografias, idealizam uma demarcação histórica entre o real e o imaginário.

A companhia continua na cidade também para ministrar a oficina ‘Corpo Presente’, em que apresentam dinâmicas corporais e diferentes técnicas de dança e teatro. Este projeto foi contemplado pelo edital da Secretaria de Estado de Cultura, Circula MT e por isso, todas as ações são gratuitas.

Além de Barra do Bugres, eles se apresentam em Cáceres e Alta Floresta. Integram ainda a companhia, Alexandre Cruz e Watila Fernando.

Serviço

Barra do Bugres – Campus Unemat

Dia 22/03 - apresentação espetáculo Sýmbolon – Pousei Na Mangueira E O Bem-Te-Vi Não Me Reconheceu, às 19 horas, no pátio da Unemat

Dia 23/03 – apresentação do espetáculo Tenho Flores nos Pés, às 20 horas, no auditório da Unemat. Ingressos limitados e classificação indicativa de 16 anos

Dia 24/03 - oficina O Corpo Presente, às 16 horas.
Em Cáceres, as ações serão desenvolvidas no campus da Unemat entre os dias 30 de março e 1º de abril

Em Alta Floresta, o projeto ocorre na Praça da Cidade e no Espaço Cultural Teatro Experimental de Alta Floresta, entre
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet