Olhar Conceito

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Literatura

direito e fraternidade

Professor de Sinop é autor de capítulo de livro entregue ao Papa Francisco

Foto: Reprodução / Da Assessoria

Professor de Sinop é autor de capítulo de livro entregue ao Papa Francisco
Um professor de direito de Sinop teve seu texto lido pelo Papa Francisco – ou, pelo menos, entregue a ele. Isso porque Fernando Henrique da Silva Horita, professor da Faculdade Fasipe, escreveu um capítulo do livro ‘Direito e Fraternidade’, que foi entregue ao pontífice no início deste ano, na Itália.

Leia mais:
História de cuiabano filho de nordestinos é contada em 24 poemas do livro 'Norte'

Fernando é mestre em Teoria do Direito do Estado, e explica que o exemplar foi entregue com a ajuda de um professor de mestrado dele: “Eu fiquei maravilhado. Já sabia que esse livro está tendo uma veiculação nacional, foi para a 2ª edição agora, mas não sabia que ia chegar o momento de ser entregue nas mãos do Papa Francisco. O meu professor-coordenador do mestrado, que tem contato com a Igreja Católica da Itália em razão de ser professor da PUC-SP, quando foi para lá, conseguiu uma maneira de entregar para o Papa com uma dedicatória”, conta.

De acordo com a assessoria da faculdade, muitos capítulos do livro foram escritos com coautoria, enquanto Horita escreveu sozinho. “O livro fica em cima de Direito e Fraternidade, mas especificamente mais voltado para o direito, fraternidade e sustentabilidade. Eu tentei trabalhar, no capítulo da minha parte, a necessidade da fraternidade no Direito, na sociologia, na filosofia, mas tudo com viés ambiental”, explica o professor.

Horita teve a oportunidade de escrever o livro em 2015, enquanto cursava mestrado: “Ele é fruto de um grupo de pesquisa que eu participei, na época em que eu fazia estágio em Marília – interior de São Paulo. Em razão da minha participação de dois/três anos como secretário-geral desse grupo, me chamaram para realização de um dos capítulos da obra”.

Depois de publicada, a obra ainda rendeu para o professor um convite para palestrar em Roma durante um evento ambiental: “Surgiu um evento ano passado, inclusive fui chamado para dar palestra em Roma, que tinha como tema ‘Meio Ambiente e Responsabilidade no Universo Jurídico’. O pessoal achou interessante que algumas pessoas desse grupo iam participar desse evento lá e convidou para compartilhar o conhecimento que a gente tinha e levar para Roma”, afirma.

Os alunos da faculdade onde Horita ministra aulas terão a oportunidade de ler o livro, já que o professor afirma que deixará, no segundo semestre deste ano, dois exemplares na biblioteca.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet