Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Artes visuais

16th International Photography Art Exibition

Fotógrafo mato-grossense é o único brasileiro indicado para mostra internacional da China

Foto: Lucas Ninno

Foto selecionada

Foto selecionada

O fotógrafo cuiabano Lucas Ninno foi o único brasileiro indicado para compor a China 16th International Photography Art Exibition. No total, foram 638 fotografias selecionadas de um total de 55.637 inscrições de 96 países. A exposição, patrocinada pelo governo chinês, acontece a partir do mês de maio, em Zhengzhou.

Leia mais:
Com pintura ao vivo, música e sebo itinerante, Movimento Rota celebra o grafite em Museu da capital

Ninno tirou a foto escolhida enquanto trabalhava para a United Press no Chile, em maio de 2014, na cobertura de um protesto de estudantes. “Eu fui cobrir uma pauta de um protesto pela educação gratuita e no finalzinho da manifestação eu estava atravessando a rua e vi os dois se beijando. Na época eu postei no facebook e algumas pessoas até vieram me questionar se eu teria forjado a situação, mas não foi forjada de maneira nenhuma, tenho até a sequência para provar. Depois que eu tirei as fotos, um dos dois me viu e até mandou um joinha. Acho que aquela era a forma deles de protestar, pois a polícia estava vindo”, contou o fotógrafo ao Olhar Conceito.

A foto foi inscrita em Documentário’ e, além de fazer parte da mostra, se for uma das quatro melhores da sua categoria poderá levar um prêmio em dinheiro. Para o cuiabano, no entanto, só a indicação já foi extremamente importante: “Eu sempre acompanho os sites de concursos e inscrevi várias fotos nestes. Não tinha uma expectativa, inscrevi pra ver no que ia dar mesmo”, contou Ninno.


Lucas Ninno (Foto: Arquivo Pessoal)

Apesar de ele já ter sido premiado em concursos da América Latina, esta indicação é a primeira do fotógrafo em escala global. “Este é um concurso anual que já acontece pela décima sexta vez, e é muito importante tanto dentro da China quanto no resto do mundo”, comemora.

Para os novos talentos, Ninno dá o conselho: “às vezes dá um desânimo, e eu falo porque eu passei por isso, de achar que seu trabalho não é bom o suficiente. Mas mesmo assim tem que inscrever, e arriscar, porque você não sabe o que se passa na cabeça do jurado, e ter isso no currículo é muito importante, dá uma projeção muito grande”, afirma.

Exposição


De volta a Cuiabá, Ninno agora está trabalhando na edição das fotos de sua série “Meu Amor América”. Ele passou três meses viajando e fotografando o interior dos países da América do Sul, que é pouco conhecido nos grandes centros.

Depois de passar pelo interior do Rio Grande do Sul, Uruguai, Argentina, Paraguai, Bolívia e Chile, ele busca meios de realizar sua primeira exposição individual.

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet