Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Turismo

até o fim de 2016

Pela terceira vez, prazo de entrega do Complexo da Salgadeira é prorrogado

Foto: Reprodução / Ilustração

Complexo da Salgadeiro

Complexo da Salgadeiro

Após segunda prorrogação de prazo para entrega de obra da Salgadeira, concessionária responsável tem nova chance e deve entregar metade do complexo até junho deste ano (2016). Apesar do novo cronograma, que prevê a entrega do complexo até o fim de 2016, representantes da Secretaria de Cidades e de Desenvolvimento Econômico não acreditam que o compromisso firmado seja cumprido, se o ritmo lento dos trabalhos no local permanecer.

Leia mais:
Obras na Salgadeira são retomadas, mas podem parar por mais um ano se contrato for cancelado

Fechada desde 2010, a Salgadeira foi interditada por dano ambiental em 2010. Na época, o local sofria a intervenção de terceiros, como donos de restaurantes, que atuavam ilegalmente, obtendo vantagens econômicas em uma área pública sem autorização do Estado ou do município.

Contratada para recuperar o local e melhorar a estrutura do atrativo natural, a concessionária deveria ter entregado o complexo concluído em junho de 2015. Após notificação do Governo do estado e intervenção do Ministério Público Estadual (MPE), pela terceira vez, a empresa mostrou-se disposta a se comprometer em entregar a obra, com um novo cronograma, onde o lado direito deve ser entregue até junho deste ano (2016), enquanto que o lado esquerdo terá prazo máximo de entregue para o fim do ano (2016).

“Depois de três alterações no prazo de execução do projeto, firmamos o compromisso de que a empresa entregará a obra completa até o fim deste ano (2016), não haverá uma quarta oportunidade. Caso a empresa não cumpra com o acordo, pediremos a rescisão do contrato e tomaremos as medidas cabíveis”, explica Seneri Paludo.

Uma rescisão de contrato a esta altura, só demoraria ainda mais o término das obras e entrega do complexo a sociedade, como explica o Procurador Patrick Ayala. “Após uma rescisão uma nova licitação seria aberta, com prazo mínimo de conclusão de 90 dias, caso não haja impugnação. O processo todo até início das obras novamente pode demorar até 12 meses. Por isso é importante tentar mais uma vez, se há ainda uma única oportunidade de que a empresa atual termine a obra”.

O cronograma ainda será avaliado pela Secretaria de Cidades, que já se manifestou ‘cansada’ dessa situação de descaso por parte da empresa. “É preciso colocar mais gente para trabalhar para que a obra seja possível de ser entregue em junho, pois do jeito que está eles não vão terminar. O Estado não aguenta mais compactuar com isso. E não é entregar qualquer obra, é com qualidade. Do jeito que está eu não acredito que termine”, declarou o secretário Eduardo Chilleto.

Caso o novo cronograma não seja cumprido, a empresa sofrerá rescisão de contrato, recebendo o orçamento parcial por serviços prestados, além de declaração que a impedirá de participar de outros processos licitatórios por tempo determinado pelo documento, estabelecido de acordo com a gravidade dos problemas ocasionados pela rescisão.

A obra do Complexo da Salgadeira foi orçada inicialmente em 6,3 milhões, sendo pedido aditivo de 1,8 milhão pela empresa para seu término, que foi recusado pelo Governo estadual.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet