Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Tecnologia

Com ajuda de inteligência artificial da Microsoft, cegos agora podem ‘ver’

Ontem, na Build 2016, a Microsoft mostrou o “The Seeing AI”, um aplicativo desenvolvido por Saqib Shaikh, que tem como objetivo ajudar pessoas cegas a navegar pela vida cotidiana.

A novidade, que funciona tanto em smartphones, quanto em smartwatches, consegue capturar uma imagem e interpretá-la para o usuário. Por exemplo, se a câmera do óculos captar uma pessoa carregando uma mala, o aparelho descreverá essa cena para o usuário.

Isso facilita a leitura de texto por pessoas cegas. Usando a câmera do celular, o usuário pode tirar uma foto do texto (o aplicativo orienta o usuário sobre como posicionar a câmera). Em seguida, o app é capaz de ler em voz alta o que está escrito na imagem.

Outro recurso do aplicativo se baseia na tecnologia de reconhecimento facial da Microsoft. Com base em uma fotografia tirada na hora, o app consegue informar ao seu usuário o gênero, a idade aproximada e o humor das pessoas que aparecem na imagem.

Shaikh é um engenheiro de software da Microsoft que perdeu a visão aos sete anos de idade, e diz ter usado as APIs de inteligência da empresa para criar o aplicativo. O vídeo foi mostrado no final da conferência Build da empresa ontem, como ilustração para uma fala na qual o CEO da empresa, Satya Nadella, enfatizava o objetivo da Microsoft de usar a tecnologia para melhorar as maneiras como as pessoas se comunicam. 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet