Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Artes visuais

geometrismo cuiabano

Exposição traz trabalhos de maior destaque de Carlos Lopes ao Sesc Arsenal

Foto: Carlos Lopes

Uma das telas da exposição

Uma das telas da exposição

Uma compilação dos trabalhos de maior destaque do artista plástico Carlos Lopes começa na próxima quarta-feira (6) na Galeria do Sesc Arsenal. Dez anos de trabalho – de 2006 a 2016 – do pintor unem o geometrismo (abstração das figuras) e os ícones da cultura mato-grossense.

Leia mais:
Jovem artista homenageia as mulheres da terra com exposição em comemoração ao aniversário de Cuiabá

A mostra ficará em cartaz até o dia 8 de maio com visitações de terça a sábado das 14h às 17h, e aos domingos e feriados das 15h às 21h, com entrada franca. No lançamento, haverá também apresentação musical instrumental do Duo MT, formado por Fidel Fiori e Marcos Assunção. O grupo toca rasqueado, chamamé, polca, jazz, blues, bossa nova e MPB.

Para Carlos, o tempo que vive agora marca o amadurecimento de seu trabalho: “As artes plásticas demandam muita pesquisa. Ainda que seja muito presente a inspiração na cultura local. Para mim, o elemento não importa, mas sim, como faço a composição. É como o músico que tem a letra e coloca a melodia. Eu tenho a letra e coloco minha melodia. Mas no meu caso, o objetivo é o impacto visual”, declara.

Willian Gama, curador da exposição, explica que as invenções de Carlos tornam a arte mais acessível sem deixar de expressar os elementos culturais: “Inquieto pesquisador, vem gerando novas plataformas para suas expressões. Desde 1995 vem desenvolvendo o projeto Cerâmica Tropical com um rico apelo utilitário, trazendo para perto da sua pintura novos expectadores, como se fossem convites que aproximam as pessoas através de pequenas “lajotas” de cerâmica da pintura-turbilhão produzida por ele”.

Dentre as técnicas utilizadas pelo artista, estão a pintura em acrílica sobre tela, aquarela sobre papel, colagem sobre adesivo e poliestireno e tinta quente sobre cerâmica. De acordo com a assessoria, a cada exposição Carlos se apresenta mais atento aos sentidos visuais, instigando novos olhares e explorando cada vez mais o subconsciente, firmando pontos concretos e surreais.

Serviço

Panorama, exposição Individual do artista plástico Carlos Lopes
Local: Galeria de Arte – SESC Arsenal – Cuiabá.
Rua: Treze de Junho, s/n – Centro Sul – 78020-001; Cuiabá – MT.
Entrada Franca.
Abertura dia 06 de abril de 2016 das 18h00 às 21h00.
Período da exposição: De 06 de abril de 2016 a 08 de maio de 2016, de terça-feira a sábado, das 14 às 17h. Domingos e feriados: Das 15h às 21h.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet