Olhar Conceito

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Artes visuais

297 anos

Rogério Florentino Pereira mostra os encantos de Cuiabá que a rotina "oculta"

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Rogério Florentino Pereira mostra os encantos de Cuiabá que a rotina
Mãe de Índios, de Bicudos, de Josés, de Marias, de Antônios e tantos outros. Calorosa, de alma rica, que acolhe os filhos: de chapa e cruz e os paus rodados. O coração ainda adolescente que pulsa na América do Sul, completa nesta sexta-feira (08) 297 anos de histórias.

Leia mais: 

- Artistas de Cuiabá se reúnem para comemorar aniversário da cidade com espetáculos

- Munhoz e Mariano, Mega Show Acrimat, Cidadão Cultura, Irmã Zuleide, Aniversário de Cuiabá e mais no fim de semana

Aos olhos de quem se locomove com a pressa do dia, uma capital como outras, mas basta um olhar mais atencioso para identificar as peculiaridades e o charme de Cuiabá. Através das lentes do fotógrafo Rogério Florentino, apresento a vocês a Cidade Verde de hoje.

Igreja Nossa Senhora do Rosário e São Benedito



Uma menina de fé que disseminou sua crença para sua gente, a capital Cuiabá possui vários templos de diferentes arquiteturas, espalhados em seu território. Um dos mais antigos, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, é famosa pela festa do seu padroeiro, mas o que poucos sabem é que, no pé da colina onde está localizada, as margens da Avenida da Prainha, encontrava-se a maior mina de ouro da região. Construída por volta de 1730, passou por várias reformas, sendo que uma delas alterou sua fachada colonial para neogótica, por volta de 1928.

Igreja Senhor Bom Jesus de Cuiabá



Também do mesmo estilo arquitetônico, a Matriz que se tornou Catedral da capital mato-grossense, a Igreja Senhor Bom Jesus de Cuiabá é conhecida por todos que passam pelo centro da cidade. A arquitetura de hoje não é a original, pois o primeiro prédio foi reformado em 1928 e posteriormente demolido para reconstrução em 1968. Como curiosidade, a Igreja possui um cemitério em seu subsolo, para as autoridades da Igreja Católica em Mato Grosso.

Avenida da Prainha



A artéria central da cidade, encruzilhada que leva a todos os caminhos, a Avenida da Prainha esconde sob o concreto um córrego que outrora alimentou sonhos e ganância de muita gente. O sonho atual de quem passa pela avenida, é ver passar também o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), projeto de mobilidade urbana que era para ter sido entregue para a Copa do Mundo de 2014.

Palácio da Instrução



Prédio que abriga o poder, antes bélico, hoje do conhecimento. Inaugurado em 1914, a construção neoclássica se destaca por sua imponência e curiosamente, suas 88 janelas. Além de uma unidade federal militar, o local já foi também escola. Ali, funcionou por um tempo a 1ª Escola Normal e o Liceu Cuiabano, quando em 1975 passou a ser a casa da Biblioteca Estadual Estevão de Mendonça.

Museu Histórico de Mato Grosso



Lar da cultura local, espaço de conhecimento e arte, o prédio que abriga o Museu Histórico de Mato Grosso data de 1896. Já foi Biblioteca, Escola e Secretaria de Turismo, até vir a ser a casa da história de Mato Grosso.

Confira mais imagens de Cuiabá sob o olhar do fotógrafo Rogério Florentino:


Pôr do sol na Ponte Sérgio Mota, que liga a capital Cuiabá a cidade de Várzea Grande


Interior da Arena Pantanal, construída para sediar alguns dos jogos da Copa do Mundo de Futebol 2014


Vendedor do fruto pequi, na região central de Cuiabá


Mercado do Porto, em Cuiabá


Região do Centro Histórico de Cuiabá
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet