Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Turismo

Absurdo

Projeto usa fotografia para lembrar que a tragédia de Mariana não acabou e apoiar as vítimas

Foto: Últimos Refúgios

Projeto usa fotografia para lembrar que a tragédia de Mariana não acabou e apoiar as vítimas
A lentidão com que a justiça tem tratado a investigação e punição dos responsáveis pela tragédia em Mariana/MG deixa clara a necessidade de que a sociedade civil e entidades independentes mantenham acesa a luta pelo maior reparo possível ao ocorrido, a fim de também impedir que novas tragédias aconteçam.

Por isso, o instituto Últimos Refúgios deu início na última quinta-feira a uma campanha de financiamento coletivo para arrecadar fundos e seguir em frente com o projeto ‘Lágrimas do Rio Doce’, que visa instigar mecanismos de apoio e levantar um acervo digital com fotografias e vídeos, oferecendo um espaço de diálogo para as pessoas atingidas pelo desastre ambiental.



A ideia é justamente iluminar de forma independente a realidade e as consequências do rompimento da barreira da empresa Samanco, que começou em Mariana mas impactou todo o Rio Doce.

Qualquer pessoa em qualquer lugar do mundo pode contribuir com a campanha, que durará até o dia 09 de maio. Os registrados levantados pelo ‘Lagrimas do Rio Doce’ serão utilizados como meio de mobilizar a sociedade e pressionar o poder público a realizar ações efetivas para impedir que não só novas tragédias ocorram, mas também que o maior desastre ambiental da história do Brasil não caia em esquecimento.

A extensão da tragédia em Mariana não é só medida em quilômetros, ou pela morte de um Rio – a tragédia continua a acontecer a cada dia que os responsáveis não são punidos, que essas medidas não são tomadas, que a imprensa deixa de mencionar o assunto, que esquecemos a tragédia de Mariana.

Na altura do desastre, o Hypeness conversou com Leonardo Merçon, fotógrafo do Instituto Últimos Refúgios, a propósito do que ele apelidou de “Chernobyl brasileira“. Relembre aqui.

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet